5.12.21

5 de DEZEMBRO de 2021 - algures pelas ruas da cidade de BRAGA

CALENDÁRIO DO ADVENTO //

5 de DEZEMBRO de 2021

. MARIA CARVALHO


SOBRE A MINHA ARTE POSTAL.

“Rapa rapa

Rapinha

Quem rapa

A minha

Casinha”


 Quando fiz o fato de fantasia do dia das bruxas da minha filha, lembrei-me da frase: “rapa rapa rapinha, quem rapa a minha casinha”. Mas em alemão, lembrei-me do conto de fadas dos irmãos Grimm, as histórias com as quais cresci.

 Na minha zona na Alemanha, e numa parte da Alsácia, o bolo de especiarias é bastante importante no mês antes do Natal e é vendido nos mercados de Natal.

 Mas foi na história Hänsel und Gretel/Joãozinho e Margarida, que a casa de bolo de especiarias aparece pela primeira vez em geral.

 A partir daí foi adoptada como um símbolo de natal, mesmo que a história do Joãozinho e da Margarida não tenha nada haver com o natal. Aos poucos foi levada pelos imigrantes para os Estados Unidos e agora também faz parte da cultura natalina daí.



Sem comentários:

Enviar um comentário