21.12.21

21 de DEZEMBRO de 2021 // JOANA CAETANO & TÂNIA DINIS

CALENDÁRIO DO ADVENTO

21 de DEZEMBRO de 2021

ARTISTA. JOANA CAETANO & TÂNIA DINIS

LOCALIDADE. PORTO

SITES.

Joana Caetano||Jubela

Tânia Dinis


SOBRE NÓS.

 Tânia Dinis, 1983, Vila Nova de Famalicão. Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP, 2015 e Licenciatura em Estudos Teatrais, Ramo-Interpretação pela ESMAE, 2006.

 Desde 2011, que Tânia Dinis, tem desenvolvido um trabalho de pesquisa e criação, sobre intimidade, arquivo de família, documento, relação tempo-imagem-memória-sonho, e estes trabalhos em específico, estão inseridos na série “Arquivo de Família”, a qual está em constante desenvolvimento e atravessa diversas perspectivas e campos artísticos, como o da fotografia, o da performance, o do cinema. Esta pesquisa, começa por investigar e recolher imagens, pessoais ou não, assim como outros dispositivos: filmes, cartas, diapositivos, fotografias, objetos – para depois serem reunidos em experimentos artísticos, reorganizados, revisitados e manipulados pela montagem, implementando colagens e fragmentos sonoros, construindo pequenas narrativas, num exercício de confrontação da imagem e/com o som, da exploração da ideia de imagem como uma experiência da efemeridade do tempo e da memória, recorrendo também, a outros registos de imagem real.


Joana Caetano, 1980, Castelo de Paiva. Licenciatura em Estudos Teatrais, Ramo-Cenografia  pela ESMAE, 2008. 

 Desde 2009, que a artista Joana Caetano, usa o bordado como expressão artística,  a partir do bordado de Guimarães, alargou o leque para outros estilos e bordados tradicionais de outras regiões, como Viana do Castelo, Vila Verde e Barcelos. Através de livros, entendeu os pontos, inspirando-se no quotidiano, no subtil do dia a dia.

 Coleccionadora de livros de bordado, desde os mais antigos aos contemporâneos, tem também inspiração na música, na fotografia,  nos mestres  artesãos portugueses, nos tascos, nas lojas de antiguidadesnas feiras, nos bailes, ou até mesmo no lixo, o melhor sítio para se encontrar/respigar 'tesouros'. Formadora na escola profissional Modatex, nos cursos de Artes têxteis. Para Joana, o bordado é uma arte de exploração e técnicas infinitas, que está em constante evolução, pontos tradicionais que se traduzem em criações contemporâneas, desenhando e elaborando os seus próprios desenhos.



SOBRE A  NOSSA ARTE POSTAL.

 Desenvolve-se a partir do cruzamento de duas  expressões artísticas: a fotografia e o bordado.

 Parte de uma imagem transformada e manipulada com a intervenção do bordado, onde criamos uma nova história. 

 Partindo da  exploração das formas, da sua tridimensionalidade e do espaço vazio, construímos uma nova narrativa. 

 O objecto final e forma como pode ser manipulado, traz-nos a memória dos postais antigos.



Sem comentários:

Enviar um comentário