24.12.21

24 de DEZEMBRO de 2021 // VÂNIA KOSTA


CALENDÁRIO DO ADVENTO

24 de DEZEMBRO de 2021

ARTISTA. VÂNIA KOSTA

LOCALIDADE. BRAGA


SOBRE MIM.

 Licenciei-me no Ensino Artístico e no Projecto Erasmus encontrei a primeira oportunidade para viajar e descobrir mais sobre mim e o mundo. 

 O simples gesto de criar manifesta-se quer através do desenho, da escultura ou outras formas de expressão, mas foi em 2005 que assumi os têxteis como materiais predominantes na minha obra. No diálogo entre o manuseamento e exploração directa das fibras e dos fios, e o intuitivo do processo criativo encontro novos caminhos e possibilidades para materializar as minhas memórias, desejos e pensamentos. Os materiais, muitas vezes espalhados pelo chão, convidam-me a entrar nesse palco de criação, surgindo muitas vezes referência a elementos naturais e orgânicos pela minha forte ligação à Natureza. 

 Gosto de habitar lugares com as minhas esculturas e perceber a interacção do público. As obras mais recentes passaram aliás a incorporar também objectos e elementos construídos pelo público, acrescentando assim impressões e memórias, numa busca de sentido maior e de colectivo.






SOBRE A MINHA ARTE POSTAL.

 Desde a ideia original em convidar Artistas a juntarem-se a mim na recriação deste Calendário do Advento, o Natal foi ganhando um novo sentido. 

 Ao longo dos tempos, a magia que alimentei desde a infância foi sendo transformada e “desfigurada” dessa essência original. Mas sempre quis acreditar que um dia iria reconstruir esse sentido de Natal longe de amarguras e tristezas. A chegada deste Calendário do Advento em 2011 e a chegada da Olívia em 2018, reforçaram este caminho de reconstrução. Sinto que estou nesse percurso e que reencontro a cada ano esse "Natal" perdido num tempo e num lugar que chamava casa e família. E quantas pessoas tenho trazido em cada advento. Quantas por iniciativa têm entrado por esta janela adentro com o desejo de fazer parte dela. Quanto de maravilhoso vi e vejo acontecer. Quanto orgulho tenho neste Calendário do Advento.


 Este ano, o desafio lançado surgiu em forma de Arte Postal. Sem as janela originais onde tudo acontecia voltado para uma das ruas do centro histórico da cidade de Braga, e diferente da edição do ano passado, onde cada Artista mostrou a sua Arte nas suas próprias janelas, este ano a ideia era trazer essa memória de troca de correspondência, onde a Arte de cada um ganhasse forma num suporte correio que tomaria uma viagem com a minha caixa de correio como destino. Cada Artista desenvolveu assim, de forma livre, a sua obra de Arte Postal ao tema “Histórias por contar”. Na minha caixa do correio, ou entregue em mãos, fui recebendo cada uma dessas obras de Arte Postal. 


 E se desde o dia 1 de Dezembro tenho revelado diariamente cada um dos Artistas, a sua História e a sua obra, hoje dia 24 de Dezembro, revelo a última janela deste Calendário do Advento.


 Desde o primeiro instante em que lancei este desafio, para mim fazia todo o sentido que a obra de Arte Postal por mim criada fosse composta por 24 elementos que funcionariam simultaneamente como um todo, assim como de forma livre e individual. A intenção desde o início desta bela viagem era que cada Artista recebesse posteriormente e em troca, na sua caixa de correio, um fragmento da minha obra original.

O chão foi durante vários dias o meu palco de criação. Sobre o chão estendi páginas em branco feitas em tecido onde, com retalhos e fios escrevi memórias. E como para mim este Calendário do Advento estará para sempre ligada à memória da minha Monstera que crescida de forma resplandecente no estúdio onde tudo acontecia à janela, nesta obra recriei em tecido diversas silhuetas das muitas folhas da Monstera que fui guardando ao longo destes anos. Desenhei a sua silhueta em tecidos que recortei posteriormente. E essas folhas recortei-as ainda em partes que fui semeando nas páginas em branco espalhadas pelo chão. Prata, Ouro, Luz, Noite e a linha vermelha da vida…


 Agradeço a todos os artistas que se juntaram a mim nesta iniciativa e desejo que este pedaço de tecido em forma de livro postal, desenhado com linhas e gestos, vos leve também um pouco de mim, assim como recebi de vós, materializados nas vossas obras.

 Durante este dia irei tentar revelar mais imagens e pormenores destes Livros Postais, mas lançaria aqui o convite para que cada um dos Artistas, no dia em que receberem a minha Arte Postal nas vossas caixas do correio, se sintam entusiasmados em fotografá-la e a partilharem comigo as vossas imagens. Grande Abraço a todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário