23.12.21

23 de DEZEMBRO de 2021 // MONSENHOR enVIDE neFELIBATA


CALENDÁRIO DO ADVENTO //

23 de DEZEMBRO de 2021

ARTISTA. MONSENHOR enVIDE neFELIBATA

LOCALIDADE. PORTO


SOBRE MIM.

 Monsenhor enVide neFelibata possui formação especializada em teatro de marionetas, cerâmica, gravura e tecnologias informáticas.

 Dedica-se ao teatro de marionetas desde 1998 e é um dos fundadores da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora com atividade regular desde 2002. É ainda um dos diretores e professores da Escola da Marioneta e coorganizador do “Ei! Marionetas – Festival Internacional de Marionetas de Gondomar”. É responsável pela direção plástica desta estrutura onde cria marionetas, cenografia, adereços, leciona ações de formação de criação de marionetas para adultos e profissionais da área, e colabora com outras companhias de teatro de marionetas e instituições públicas e privadas. O trabalho da sua companhia profissional de marionetas já foi apresentado em mais de 350 festivais e encontros nacionais e internacionais na forma de espetáculos, animações, performances, oficinas, ações de formação, exposições e instalações artísticas.

 Como artista plástico dedica-se à exploração constante da dessacralização da arte, provocação e a colaborações e criações conjuntas com outros artistas. Investiga, desenvolve e publica técnicas e materiais de expressão plástica aplicados à arte da marioneta. Recentemente tem participado, organizado e curado exposições de arte_correio (mail_art) e arte_por_correio (art_by_mail) em galerias, museus, bibliotecas e espaços não convencionais. Tem vindo ainda a realizar consultadoria artística na vertente artística das marionetas como elemento de expressão plástica e dramática.


 Monsenhor enVide neFelibata é colecionador de bases de copos, borrachas, fitas métricas de carpinteiro, máquinas de escrever e de toda a variedade de pequenos artigos de expressão plástica anterior aos anos 90. É um ávido comprador de livros desde que muito cedo se decidiu a criar uma biblioteca pessoal extensa nas suas diversas temáticas.

 Artista ativo da mail_art antes mesmo de saber da existência de uma palavra para definir esse género artístico, fomenta desde que se lembra a troca de arte entre profissionais e aspirantes. Organiza também exposições coletivas itinerantes permitindo artistas nacionais e internacionais mostrar as suas obras dentro de Portugal.

Promove ainda o software livre e apoia a comunidade open source através da tradução de software na sua língua nativa.


<em>"E eis que todas as coisas têm sua semelhança; e todas as coisas são criadas e feitas para prestar testemunho de mim; ambas coisas que são temporais e coisas que são espirituais; as coisas que estão nos céus acima, e as coisas que estão sobre a terra, e as coisas que estão dentro da terra, e as coisas que estão sob a terra; tanto por cima como por baixo, todas as coisas prestam testemunho de mim.

E tu és segundo a ordem daquele que foi sem princípio de dias ou fim de anos de toda a eternidade para toda a eternidade.

Eis que tu és um em mim, um filho do Deus; e assim possam todos tornar-se Deuses."

<strong>- Monsenhor enVide neFelibata</strong></em>






SOBRE A MINHA ARTE POSTAL.

 Fui assim contactado pela Vânia Kosta para, pelo segundo ano consecutivo, participar no catita "projeto das janelas" da própria. Claro está, que ainda tenho o hábito de dizer o sim a desafios e sendo este de mailart ... mais ainda. Na corretês que assiste à Vânia, lá me pediu uma coisa de arte postal... ora, não fosse eu ter um ódio amigável à denominação "arte postal" e preferir "arte correio", não teria eu criado o que criei.
 Ora, tenho o hábito de me deliciar com a literalidade de certas abordagens, daí ter engendrado este postal que na verdade consiste de uma sanduíche de dois postais mas que depois passa a ser um único postal e portanto já não sei se é plural ou singular. Bem, singular é de alguma forma. E aqui temos, um simples postal ou algo que nos pode levar a questionar o que é um postal, o envio postal, essa malfadada arte postal e a arte correio... Olha, cenas.

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