ARTISTA. DUARTE MORGADO
LOCALIDADE. OVAR
SITE. FACEBOOK
TÍTULO. "um sobreVIVEnte à jaNELA”
MATERIAIS. janela de cerejeira, burel de Manteigas, lã portuguesa, linhas de algodão enchimento sintético e acabamentos traseiros de K-line.
… por um lado, a natureza que vês à janela, por outro o casulo em que te tornas se algo te impede de vivê-la…
O conceito primário da minha obra tem o princípio de fuga às estruturas têxteis convencionais onde as necessidades estéticas e de conforto assumem importância maior. No meu caso, o têxtil é uma ferramenta, que com outros objectos, tenta desempenhar um papel artístico proporcionando o prazer do pensamento e da leitura interpretativa ao deslocar-se das suas habituais funções.
Utilizo, em cada trabalho, os materiais que melhor se proporcionam ao efeito e mensagem que pretendo. Da natureza e da sociedade saem as bases primárias que vão servir de cama à composição final, resultando numa combinação de narrativa contemporânea mantendo o têxtil como conceito que integra e “maternaliza” a obra. As técnicas utilizadas abarcam a tecelagem, o macramé, a costura manual e variantes de bordaduras tradicionais, formando linhas, formas e texturas, consoante a ideia a transmitir.
Sem comentários:
Enviar um comentário