13.12.20

13 de Dezembro de 2020 I VÂNIA KOSTA


ARTISTA. VÂNIA KOSTA
LOCALIDADE. BRAGA


TÍTULO. Lugares de Memória / 2020

 Desenvolvi este Objecto-Livro propositadamente para um concurso. Não o manufacturei demoradamente como gostaria. Quando assim o é, o processo demora-se, descobrindo-se muito para além do que esboçamos inicialmente. Quantas vezes sou surpreendida. Por isso olho este Objecto-Livro como uma obra inacabada. Quero olhá-lo, tocá-lo, senti-lo e transformá-lo de novo, com outro tempo, outra demora que outrora um prazo asfixiou. Neste momento continua como o deixei, em Março deste ano, mas desta vez está à janela.


 Quando decidi avançar com esta edição do Calendário do Advento, e olhando através da janela onde iria intervir, tornou-se natural que esta obra teria aqui o seu lugar durante esta iniciativa. Porque a primeira página deste Objecto-Livro ilustra-se precisamente com a vista através desta janela. Uma fotografia tirada pelos meus avós num ano (não sei precisar mas ainda não era nascida) em que nevou na cidade. A última página deste Objecto-Livro termina exactamente com a mesma vista da janela, mais de 40 anos depois. Uma fotografia que fiz no quarto onde nasci e que hoje é o meu estúdio de trabalho. 


… pensar em quantos lugares podem existir do mesmo ponto de vista.








SOBRE A OBRA.

 "Os objectos e as fotografias incorporados neste Objecto-Livro manufacturado, transformam-se por si mesmos em Lugares de Memórias. MEMÓRIA. Como explicar a presença constante desta palavra na minha vida. As Memórias que guardamos uma vida inteira. As memórias que nos habitam. A certa altura percebi a importância em mantê-las cuidadas e vivas através dos objectos. Vivo há anos neste processo. Guardo. Registo. Fotografo. Talvez por isso me assuste tanto com a ideia da possibilidade de um dia perder as minhas Memórias. Os objectos são uma forma de ajudar a tornar algumas dessas memórias visíveis. Torná-las presentes. Sensíveis ao toque e ao olhar numa forma de materialização que outros possam também sentir e ver. Um dia percebi como esses objectos podem transformar-se significativamente quando se tornam numa extensão das pessoas que partem. Não sei precisar desde quando digo que estou a organizar as minhas memórias e os meus objectos. Acho que o faço há uma vida inteira, mas é um processo moroso e às vezes misturado com um pouco de loucura. E quantas ligações invisíveis podemos descobrir. Os lugares comuns e as memórias que se repetem. Guardo objectos, uns carregam memórias, noutros vivem novas possibilidades."

 Vânia Kosta 2020


LEGENDA.

Objecto1 - fotografia tirada pelos meus avós da janela do quarto onde nasci. nasci na casa dos meus avós.

Objecto2 - carta que a minha avó escreveu para mim no dia em que nasci. carta essa que a seu pedido só me deveria ser entregue quando partisse.

Objecto 3 - fotografia da minha avó comigo ao colo.

Objecto 4 - a bata que a minha avó usou no meu parto. ela foi a parteira da minha mãe.

Objecto 5 - uma das fitas umbilicais que a minha avó costumava usar.

Objecto 6 - fotografia da minha mãe comigo.

Objecto 7 - a camisa que a minha mãe tinha vestida na foto anterior.

Objecto 8 - a minha primeira fotografia com a Olívia na sala de partos

Objecto 9 - fotografia da placenta da Olívia

Objecto 10 - fotografia do cordão umbilical da Olívia

Objecto 11 - fotografia do pai da Olívia com ela nos braços

Objecto 12 - fotografia do meu pai comigo nos braços

Objecto 13 - o meu babygrow da fotografia anterior

Objecto 14 - carta que escrevi para a Olívia

Objecto 15 - fotografia actual da janela do quarto onde nasci e que é hoje o meu estúdio.



Sem comentários:

Enviar um comentário