5.12.14

5 de dezembro I SWEET CASTANEA

projecto. Sweet Castanea


 O ano passado, neste mesmo dia 5 de Dezembro, fazia referência ao Padroeiro da Cidade, a São Geraldo. Muitos escutaram pela primeira vez sobre o “Milagre das Frutas” e descobriram que existe uma Capela da cidade de Braga que só é aberta uma vez por ano, exactamente neste dia 5 de Dezembro. Hoje, é portanto dia de entrar nesta Capela da Sé de Braga e deslumbrar, do altar, às janelas e postigos, a igreja toda decorada com frutas naturais. Uma imagem singular para descobrir uma vez por ano. É só hoje e mais nenhum outro dia. 

 Este ano, para a janela do dia 5 de Dezembro, resolvi convidar o projecto Sweet Castanea. E faz todo o sentido aqui estar por ser um produto novo no mercado, que nasce da terra com sabores divinos. É um produto nacional e de produção nacional. Aos autores deste projecto sugeri que me arranjassem algumas folhas e ouriços de castanheiro. A ideia era suspender algumas caixas das suas embalagens com um elemento natural ligando assim a janela à terra. Nesta altura do ano não era fácil encontrar folhas e ouriços viçosos que aguentassem ainda o período total desta Instalação Colectiva. Com algumas das embalagens dos seus produtos ocorreu-me para a “concepção” deste artefacto à janela fazer a ligação da tradição da nossa castanha assada com as novas propostas de produto enobrecido da castanha tão presente na linguagem gráfica desta recente marca. O objectivo primordial deste projecto é aliás a apresentação da castanha portuguesa transformada, enobrecida sob a forma de doces, caldas, bolachas e compotas, dando-nos a nós alternativas além da habitual castanha assada ou cozida. Segundo os autores deste projecto, "A marca Sweet Castanea surge no mercado português fruto da iniciativa de um grupo de amigos apaixonados pela castanha e fundamentalmente pelo que ela representa, desde há séculos, na cultura gastronómica portuguesa. Apesar de Portugal produzir uma das melhores castanhas do mundo o seu consumo pelos portugueses resume-se, na sua larga maioria, à castanha assada ou cozida. É nossa missão mostrar a Portugal e a outros povos do mundo novas virtudes, novas formas e novos sabores da nossa castanha portuguesa." Desta forma, na janela do dia 5 de dezembro, podem ver um cartuxo de jornal com a castanha transformada simbolizada nas diversas embalagens dos produtos desta marca portuguesa.

 O Espaço Janela Adentro, no decorrer deste evento irá representar esta marca de fabrico tradicional de produtos feitos com castanha, produzidos em Portugal. Estejam atentos às datas da nossa POP UP // SHOWROOM, “a minha sala virou um bazar de Natal”, que estará aberto ao público dias: 13, 14, 20 e 21 de dezembro [e noutras datas por marcação], onde teremos presentes além de peças de autores que participam neste Calendário do Advento ainda os produtos da Sweet Castanea. Não percas esta oportunidade deliciosa.

by vânia kosta


Sem comentários:

Enviar um comentário