18.12.14

18 de dezembro I ANA LOUSADA e CARLOS NETO

artistas. Ana Lousada e Carlos Neto
título. Peregrinação

[peça. para venda // mais informação. janelaadentro@gmail.com]


 Hoje, dia 18 de dezembro, nesta janela da cidade temos dois ceramistas, Ana Lousada e Carlos Neto, com a peça intitulada “Peregrinação”. Um conjunto de rostos em porcelana com longas bases em grés espreitam através desta janela. Durante este mês de dezembro, e até dia 6 de janeiro, por aqui vão continuar a espreitar as pessoas que passam na rua. De vez em quando um olhar descobre esta janela, e daqui, com esta peça à janela, as pessoas que passeiam na rua devem sentir-se também muito observadas. 
  
 Sobre esta peça, “Peregrinação”, Ana Lousada e Carlos Neto dizem que representa: “A viagem, em que o mais importante não é a chegada a um lugar qualquer, mas é a própria viagem, as peripécias ou vicissitudes do percurso, a sucessiva ultrapassagem das provas, das provações e das privações, a abertura ou a entrega às experiências do caminho.” 

 O trabalho destes dois ceramistas é reforçado pelo desejo de transformar um “pedaço de terra” através das suas mãos, descobrindo na argila um meio criativo que define o seu estilo de vida assim como a sua forma de viver. Segundo eles, para o seu trabalho, “encontramos a simplicidade das formas, quer na paisagem, evocando elementos orgânicos, quer na representação do quotidiano. Após uma forte influência da cerâmica mais funcional (olaria), surgiu um conceito de trabalho escultórico com intenção artística, em que as formas, as texturas, os vidrados, e técnicas de cozedura, resumem o nosso trabalho”. 

 E se desejar ver mais de perto esta peça à janela, basta tocar à campainha e entrar.

by vânia kosta


Sem comentários:

Enviar um comentário