4.11.24

sobre os 24 fragmentos deste Advento'24...



 Quando comecei a desenvolver a ideia para esta 10ª Edição do Calendário do Advento, resolvi desenvolver uma obra original e convidar os artistas a dialogarem com ela com as técnicas e os materiais que livremente escolhessem para o fazer.  A obra original que criei foi portanto dividida em 24 fragmentos os quais confiei posteriormente nas mãos dos artistas que aceitaram juntar-se a mim nesta edição. Tendo como linha-guia um poema de Daniel Faria, os artistas foram comunicando com cada um dos meus 24 fragmentos, projectando os seus pensamentos e os seus gestos para um suporte comum, um singelo fragmento de tecido com detalhes incorporados por mim aquando da sua criação conjunta. Concluídos os seus processos de criação, fui recebendo de volta cada um dos fragmentos, re-descobrindo-os com particular emoção e posso garantir que o resultado, mas sobretudo o processo vivenciado tem sido pontuado por detalhes e ligações muito bonitos e que vamos partilhar com imenso entusiasmo.


 E porque mantive também este desejo de manter vivo este convite alargado à comunidade, e se noutras edições ficava com o correio cheio de cartas e envelopes com simples desenhos de crianças e postais criativos para incorporar numa das janelas deste Calendário do Advento, à semelhança dessas edições este ano lancei um Open Call a todos os que desejassem também fazer parte deste acontecimento. Reservei um fragmento desta obra onde me comprometi a incorporar todos os elementos criados e que recebesse dentro das indicações partilhadas. Assim, no dia reservado para a partilha deste fragmento da obra, irei partilhar em pormenor cada um destes elementos e os seus autores.


 Junta-te a nós nesta que será uma viagem poética pelas linhas, gestos e singelas melodias plásticas e gráficas, concretizadas pelas mãos de todos os que comigo abraçam este Advento’24.


“Que a mão escreva tão exacta a necessária travessia” * Daniel Faria


Sem comentários:

Enviar um comentário