Com este cartaz daremos início a esta viagem, porque a partir dos próximos dias vamos começar já a apresentar os Artistas que fazem parte deste colectivo. De 1 a 24 de Dezembro, nas plataformas habituais do projecto @janelaadentro, iniciamos as partilhas diárias das obras que habitam cada uma das janelas deste calendário do advento.
Se a primeira edição aconteceu em 2011 e resultou numa instalação colectiva nas janelas do meu estúdio, no centro histórico de Braga, desde que deixei esse lugar em 2019 as edições foram acontecendo em modos diferentes, porque entendi que o projecto não deveria depender unicamente de um lugar físico e desde então fui explorando modos diferentes de concretizar esta iniciativa.
Este ano temos novidades. Desenvolvi uma obra original que dividi em 24 fragmentos, os quais confiei nas mãos dos Artistas que convidei a juntarem-se a mim nesta edição. Tendo como linha-guia um poema de Daniel Faria, os Artistas foram comunicando com cada um dos meus 24 fragmentos, escolhendo os materiais e as técnicas livremente, projectando os seus pensamentos e os seus gestos para um suporte comum, um singelo fragmento de tecido com detalhes incorporados por mim aquando da sua criação conjunta.
Junta-te a nós nesta que será uma viagem poética pelas linhas, gestos e singelas melodias plásticas e gráficas, concretizadas pelas mãos de todos os que comigo abraçam este Advento’24.
“Que a mão escreva tão exacta a necessária travessia” * Daniel Faria
Sem comentários:
Enviar um comentário