12.11.24

ADVENTO'24 com TERESA TAF


 TERESA TAF, integra este colectivo do Advento pela primeira vez.

 

 Teresa Adão da Fonseca - Teresa TAF - nasceu no Porto, onde vive e trabalha. Foi aluna de mérito no Mestre em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

 Viveu, viajou e estudou em diferentes países, tendo realizado residências artísticas em Paris (FR), Barcelona (ES), Sydney (AU), Red Center (AU) e Lisboa (PT). A diversidade destas experiências permitiu-lhe reunir inspirações específicas que integra no seu trabalho como artista multidisciplinar. Colaborou em projectos de investigação com materiais orgânicos e sustentáveis o que lhe suscitou uma enorme curiosidade e apetência pelo aprofundamento de conhecimentos de técnicas ancestrais e sobre aquilo que a natureza nos oferece. Olha para o mundo com uma poética muito própria e o seu trabalho espelha uma busca constante por espaços fecundos e femininos, de encontro com gestos que reflectem sobre o amor, o tempo e a verdade. Um retorno às origens em busca do nosso Ser mais íntimo, numa aproximação da natureza e daquilo que é mais belo e puro. O seu trabalho é exposto regularmente, tendo recebido prémios relevantes.

 Tem colaborado e participado em várias exposições colectivas e individuais entre as quais se destacam as exposições individuais, “Luz mais luz”, 2024,(Galeria Presença, no Porto); “Luz é Tempo”, com curadoria de Andreia Garcia (Libatio, Douro, 2024), “O vento, sim, o vento” (Galeria Presença, Project Room, Porto, 2023/24), “mergulho em Ti”, (Estufas do Jardim Botânico do Porto, 2024). “Mar Fundo”, com curadoria de Mariana Krug (Espaço Harmonia, Porto, 2022) e “Eternal Journey”, a sua primeira mostra individual (Espaço Álvares Cabral, 2019, Porto).
 Em 2022 produziu a sua primeira obra para o espaço público “Colheitas no tempo, a beleza que permanece”, resultante da residência artística na Serra Amarela, promovida pela Bienal de Cerveira e pela Zet Gallery.
 Da sua participação em exposições colectivas destaca-se “Perspetiva 24” com a participação de obra “Renasce em mim, 2021-23”,  curadoria de Helena Mendes Pereira e João Ribas (Fundação Bienal de Cerveira, 2023), “Deux ou trois choses que je sais d ́elle”, com a Instalação “Pertencer e habitar a matéria em busca de ser-com-o-mundo, 2022” e a instalação “Renascer, 2021” ( Zet Gallery, Braga 2022 ), Participação na residência artística “Descongelar 2020” com projecto selecionado e exposto no Jardim da Fbaup, Selecionada para o Prémio Árvore das Virtudes 2021 (Cooperativa Árvore, Porto) com a obra “Espelho do Ceu”. Bienal Internacional de Arte, Espinho 2021, com a escultura em mármore rosa, “Útero”, onde foi destacada pelo júri com a Menção Honrosa. Participação no mural de azulejos cerâmicos para o espaço público em Braga, 2022 “Ser Mulher, Ser Artista”, Selecionada para o Portuguese Emerging Art 2020 green edition. III Edição do Via Aberta, curadoria de Sylvia Chivaratanond e Carlos Pinto com a Instalação “Corpora, 2020” (Galerias Mota Galiza, Porto);  II Edição do Via Aberta, “Um sonho de noite de verão”, curadoria de Rita Roque, com participação da obra “Entre o passado e o futuro” (Galerias Mota Galiza, Porto, 2019),“Escalas Desejantes no Munhac com particiapção de duas peças intituladas “Fragmentos em Vida” (Museu de História Natural e da Ciência, Munhac, Lisboa, 2019). Em 2017 destaca-se a sua participação na exposição final dos artistas residentes da MArte, residência orientada por Paulo Brighenti (Casa Museu Medeiros e Almeida, Lisboa). Em 2016 integra na exposição “Cada Artista no seu Tijolo” (Silo-Espaço Cultural, Porto). Em 2015, fez parte do M16 Art Space, Austrália, onde expôs e iniciou as suas primeiras colaborações em vários projectos sobre investigação de materiais e pigmentos naturais.

 Para além da sua actividade dentro do atelier, acredita na força do trabalho colaborativo e comunitário promovendo-o através de iniciativas colaborativas e projectos educativos, sociais e interactivos. Neste âmbito, trabalha com o apoio da Dgartes - programa de apoio para a Arte e Reinserção Social, sendo Diretora Artística de algumas das iniciativas apoiadas por esta bolsa.

 “Ser em Colectivo” promove a sensibilização para as artes através da expressão artística e movimento corporal em Estabelecimentos Prisionais e contou com o apoio da Associação Música e Esperança Portugal e com uma equipa multidisciplinar das áreas das Artes Plásticas, Música e Movimento Corporal.

 “Pinta com Pinta”, tem o objectivo de criar um espaço de sensibilização artística e cultural direcionado para crianças e idosos. “Atelier TAF” procura partilhar a arte com todos, criando iniciativas que incluem não só artistas de várias áreas, como todas as crianças, jovens e adultos que tenham interesse em colaborar num projecto em conjunto e para a comunidade.


https://teresataf.com


Sem comentários:

Enviar um comentário