30.11.24

“Que a mão escreva tão exacta a necessária travessia”


 Muito em breve daremos início a este Calendário do Advento. 

 

 Gostaria de vos convidar a seguirem e a partilharem estas janelas com todos os olhares a quem acreditem fazer sentido gestos e iniciativas como estas. Aos Artistas que se juntam a mim nesta ideia bonita, deixo um agradecimento especial, porque sem eles este Calendário do Advento não seria seguramente o mesmo. 


 Para quem chega aqui pela primeira vez, posso dizer que foi um poema de Daniel Faria que este ano se transformou numa espécie de linha-guia para a composição da obra original que compus para esta 10ª Edição do Calendário do Advento. Desafiei um colectivo de 24 Artistas a intervencionarem com a sua arte, utilizando as técnicas e materiais escolhidos livremente por eles, num diálogo com cada um destes meus 24 fragmentos têxteis. 


 De 1 a 24 de Dezembro irei revelar cada uma das janelas deste Calendário do Advento singular e genuinamente mágico. Irei revelar em pormenor cada um dos Artistas que abraçaram esta iniciativa, assim como o fragmento que lhes confiei e que se

agregam nesta composição visual poética.


 O colectivo deste Advento é composto por: 

Helena Zália / Joana Rêgo / Ana Abrunhosa / Paulo Canilhas / Teresa Dantas / Joana Antunes / Pedro Simões / Elizabeth Leite / Rosário Forjaz / Ana Pina / Xana Monteiro / Helena Rocio Janeiro / Mónica Favério / Xavier Fernandez / Sofia Beça / Marta Nunes / Carlo Giovani / Maria Madeira / Rita Cantante / Kerstin Thomas / Teresa TAF / Catarina Bico / Telma Oliveira / Colectivo OPEN CALL


 Esperamos por cada um de vocês na @janelaadentro , para mergulharmos juntos nesta bela viagem. As plataformas onde poderás seguir esta iniciativa continua a acontecer no BLOG, FACEBOOK e INSTAGRAM. Contamos com vocês desse lado.



“Que a mão escreva tão exacta a necessária travessia” *Daniel Faria


FALTA 1 DIA...


 Chega por fim o tão aguardado momento. As janelas deste Calendário do Advento vão começar a revelar-se diáriamente. 24 Artistas, 24 fragmentos de uma obra original de Vânia Kosta, que foram intervencionados pelo olhar e pelos gestos de um colectivo que nos vai encantar durante os próximos dias. 


Nesta 10'Edição, reúno um colectivo composto por:

Helena Zália / Joana Rêgo / Ana Abrunhosa / Paulo Canilhas / Teresa Dantas / Joana Antunes / Pedro Simões / Elizabeth Leite / Rosário Forjaz / Ana Pina / Xana Monteiro / Helena Rocio Janeiro / Mónica Favério / Xavier Fernandez / Sofia Beça / Marta Nunes / Carlo Giovani / Maria Madeira / Rita Cantante / Kerstin Thomas / Teresa TAF / Catarina Bico / Telma Oliveira / Colectivo OPEN CALL (Elsa Lopes / Rosa Lima Barreto / Maria do Carmo Gil)


“Que a mão escreva tão exacta a necessária travessia” *Daniel Faria

29.11.24

FALTAM 2 DIAS...

 Foi um poema de Daniel Faria que este ano se transformou numa espécie de linha-guia para a composição da obra original que compus para esta 10ª Edição do Calendário do Advento. Desafiei um colectivo de 24 Artistas a intervencionarem, com a sua arte, as técnicas e materiais escolhidos livremente por si, num diálogo com cada um dos meus 24 fragmentos têxteis. 

 De 1 a 24 de Dezembro irei revelar cada uma das janelas deste Calendário do Advento singular e genuinamente mágico. Irei revelar em pormenor cada um dos Artistas que abraçaram esta iniciativa, assim como o fragmento que lhes confiei e que aqui se
agrega nesta composição visual e poética.

 Esperamos por cada um de vocês aqui para mergulharem connosco nesta bela viagem.


“Que a mão escreva tão exacta a necessária travessia” *Daniel Faria

27.11.24

FALTAM 3 DIAS...


 Quando percebemos que já faltam muito poucos dias para darmos início a esta bela viagem! Nós já estamos prontos, e tu? 

 Foi um poema de Daniel Faria que este ano se transformou numa espécie de linha-guia para a composição da obra original que compus para esta 10ª Edição do Calendário do Advento. Desafiei um colectivo de 24 Artistas a intervencionarem, com a sua arte, as técnicas e materiais escolhidos livremente por si, num diálogo com cada um dos meus 24 fragmentos têxteis. 

 De 1 a 24 de Dezembro irei revelar cada uma das janelas deste Calendário do Advento singular e genuinamente mágico. Irei revelar em pormenor cada um dos Artistas e o seu fragmento nesta composição visual e poética.

 Esperamos por cada um de vocês aqui para mergulharem connosco nesta bela viagem.


“Que a mão escreva tão exacta a necessária travessia” *Daniel Faria


22.11.24

ADVENTO'24 com MARTA NUNES


 MARTA NUNES, nasce na primavera de 1984, em Lousada. Formada em Arquitectura pela Universidade da Beira Interior é ainda durante o curso que surgem os primeiros trabalhos de ilustração para publicações. Desde 2010 que participa em exposições colectivas e individuais, mas desde 2019 que a ilustração tem sido cada vez mais a sua principal actividade, onde o interesse pela tradição e cultura portuguesa marcam alguns dos seus trabalhos. As expressões, as pessoas e os ofícios tradicionais são o que mais a inspiram na construção de narrativas, mas também os objectos do quotidiano e a poética dos dias úteis. 


 É membro da Portugal Manual desde 2021. 



martanunesilustra@gmail.com 

https://www.instagram.com/martanunesilustra 

https://www.facebook.com/martanunesilustra


ADVENTO'24 com XABIER FERNANDEZ


 Son membro de Copias de autor. 

 De formación autodidacta, teño realizado talleres con diferentes autores, entre otros, Joan Fontcuberta, José Manuel Navia, Óscar Molina, Vari Caramés e Eduardo Momeñe.

 O meu traballo está vencellado a uns poucos temas: a memoria, o paso do tempo e a relación entre a figura e a desfiguración, así como a idea de fronteira (sendo esta última a morte). 

 Son do meu interés aspectos formais como a revisión dos xéneros clásicos da paisaxe, o bodegón ou o retrato.

 Teño aceptado, xa noutros anos o convite de Vânia Kosta para participar na súa celebración de JanelaAdEntrO.



Exposições individuais

Parede Branca (continuación). Sala de Fotografía Sargadelos. Vigo. 2022.

Triloxía da paisaxe e algunha celebración, Galeria O garaxe_o faiado, Ribeira, 2017.

Parede Branca, Sección Oficial Outono Fotográfico, Sala de Fotografía Sargadelos, Vigo, 2017.

Por ahí, un ano pasou, A Fototeca, Tui, 2014. 

Retratos de xente que mira ao pasar, Sección Oficial Outono Fotográfico, Igrexa da Madalena, Ribadavia, 2013.


Exposições colectivas

Antropoceno. Unha utopía distópica. Sala de Fotografía Sargadelos. Vigo. 2022

Paisaxe e memoria. Espacio Cubo. Vigo. 2022

24x31, Sala de Fotografía Sargadelos, Vigo, 2020.

30x30x30, Sala Apo´strophe, Vigo, 2018.

12º Premio de Creación Fotográfica LUIS KSADO, Coruña, 2016.

Eclecticidade, Casa das Artes, Vigo, 2015. 

Lugar de min, intervención na obra de Susana Paiva, Casa da Escrita, Coimbra, 2015.

Móvil_Foto_Crea, Sección Oficial Outono Fotográfico, Pazo Torrado, Cambados, 2013. 

Animais, Sección Oficial Outono Fotográfico, Pazo Torrado, Cambados, 2011.

Colectiva de Nadal, Galería Visual Labora, Vigo, 1997.

V e VI Certame de Pintura Ademar, Vigo, 1994-1995.

Salón de Arte Xove, Ourense, 1994. 

I e II Premio de Pintura José Malvar, Santiago de Compostela, 1994-1995. 

Novos Valores da Bienal de Pontevedra, Pontevedra, 1993.


21.11.24

ADVENTO'24 com PAULO CANILHAS


 PAULO CANILHAS, nasce em Almada, Portugal, em 1969.

 Estudou Arte (Curso Avançado de Artes plásticas) e Design Gráfico, no AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual - Lisboa. 

 Como artista plástico, procura sempre explorar uma vasta variedade de materiais e técnicas artísticas na busca de novos caminhos e formas de comunicar através do seu trabalho. Em 2014, trabalhou como assistente numa galeria de arte de Lisboa, enriquecendo assim o seu conhecimento e experiência no mercado das artes plásticas.  

 O seu processo criativo sustenta-se na observação e análise das relações humanas entre o indivíduo e a sociedade que o rodeia, abordando temas que normalmente partem da sua experiência pessoal, com o objetivo de se espelharem e colarem a cada um dos observadores que destina algum tempo de observação ao seu trabalho. A forma como nos equilibramos com os demais, o que uns são capazes e outros não para chegarem aos seus objetivos são alguns dos pontos que enumera como constantes na sua narrativa artística.


Instagram: @pcanilhas

www.paulocanilhas.org


ADVENTO'24 com ELIZABETE LEITE


 ELIZABETE LEITE, nasceu na Venezuela, Caracas, a 21 de janeiro de 1982 e reside em Oliveira de Azeméis, Portugal, desde 1989.

 Concluiu, em 2005, a Licenciatura em Pintura na ARCA EUAC | Escola Universitária das Artes de Coimbra. Em 2006, frequentou o Mestrado em Comunicação Estética na mesma Escola Universitária e conclui a Pós-graduação com 17 valores.

 Está representada em várias galerias, nomeadamente, Galeria São Mamede do Porto e Lisboa; Galeria Nuno Sacramento, Aveiro; Galeria Rastro, Figueira da Foz. Apresentando com regularidade o seu trabalho em exposições individuais e coletivas.

 É professora de Artes Visuais, desenvolvendo a atividade docente, desde o ano de 2006.

 Atualmente está a frequentar e a concluir o segundo ano do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, pela Universidade do Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Faculdade de Belas Artes.


elizabeth.m.leite@gmail.com

elizabethleite.pt

https://www.instagram.com/elizabethleite.p/

https://www.facebook.com/elizabeth.leite.58


20.11.24

ADVENTO'24 com JOANA RÊGO


 JOANA RÊGO, enquanto artista, expõe regularmente desde 1995.  A sua obra foi apresentada em diferentes países como Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Brasil, Estados Unidos, Canadá. Está representada em várias colecções particulares e institucionais em Portugal e no estrangeiro entre elas Colecção Caixa Geral de Depósitos; Fundação PMLJ; Parlamento Europeu, Bruxelas; Colecção de Arte Contemporânea do Estado Português.

 O seu trabalho está reproduzido em vários livros, capas de livros e catálogos.

 Enquanto Docente é Professora Auxiliar na FBAUP no departamento de Artes Plásticas, Pintura.

 Tem participado em diversos júris e orientado vários workshops nacionais e internacionais.

 Realizou o Doutoramento na FBAUP (DAD Doutoramento em Arte e design), 2017 e tem um Diploma de Estudos Avançados do Doutoramento “Modos de conhecimento na prática Artística Contemporânea”, 2006 Pela Universidade de Vigo — Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, Espanha. 

 Foi Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em 1998 / 1999 para realizar um Mestrado em Pintura no San Francisco Art Institute, EUA, 1999.

 Fez a sua Licenciatura, Curso de Artes – Plásticas, Pintura na FBAUP em 1995.


ADVENTO'24 com TERESA DANTAS


 TERESA DANTAS, nasceu em 1965 em Pebane, Moçambique.

Vive e trabalha no Porto.


1990/94 Enseignement Superieur Artistique de Plein Excercice de Type Court, no Institut Saint- Luc em Bruxelas;

2003 Curso tecnológico de ourivesaria na Escola Soares dos Reis, no Porto; 

2010 Licenciatura em Conservação e Restauro do Património na Universidade Portucalense, Porto

2010 Pós-gradução em Design de Joalharia , ESAD, Matosinhos

2012 Mestrado em design Produto e interface _ joalharia - ESAD  Matosinhos


Prémios.

2024 Award of International Ambar Associantion, Legnica - Polonia

2023 Award of International Ambar Associantion, Legnica - Polonia

2018 Public Award - Collevtiva Meeting / International Exhibition, Porto

2014 1º Premio de Joalharia na Categoria A: Profissionais SIERAAD ART FAIR 2014

2013 Menção Honrosa, na obra “Hathor”, VI Prémio de Arte Erótica

2003 1º Premio no Concurso de Técnicas de Joalharia (XI encontro do P.L. Europeen) Antuérpia, Bélgica 

2000 1º Premio no Concurso de Técnicas de Joalharia (VIII encontro do P.L. Europeen), Málaga, Espanha.

1996 Projeto Vitrinismo “Natal sem Fim” obteve a melhor classificação europeia na Feira Internacional de Vitrinismo (Futurshop) Milão.

1993 2ª Premio do Concurso “Le Nouveau Chapeau”, Bruxelas, Belgica



www.teresadantas.net

https://klimt02.net/jewellers/teresa-dantas

https://www.umbigolab.com/pt/profile

https://www.facebook.com/dantasclaro

https://www.instagram.com/dantasclaro


19.11.24

ADVENTO'24 com MARIA MADEIRA

 Maria Madeira nasceu em Aveiro e formou-se na ESAP (Curso Superior de Desenho), Porto 1989. 

Lecionou durante 25 anos no ensino básico na vertente artística.  

Artista multidisciplinar com uma longa abordagem no têxtil,  actualmente desenvolve a sua prática artística entre o desenho, a pintura e a ilustração. 


ADVENTO'24 com HELENA ZÁLIA


 Nasceu numa madrugada de abril em Guimarães.

 Cresceu no campo e crê que este contacto com a natureza lhe aguçou a curiosidade, o espírito inquieto, o deslumbramento pelo que a rodeia e sobretudo o instinto de transformar/criar coisas, ao mesmo tempo que raízes profundas a agarraram às imagens, ao desenho, às cores, aos livros e ao fascínio pela criação artística nos seus vários domínios.

 O ensino de Educação Visual [Escola Superior de Educação de Leiria] e o Design de Comunicação/Produção Gráfica [Universidade de Aveiro e Universidade de Barcelona] são a sua formação académica, mas também a pintura, a gravura, a fotografia, a costura, a criação de personagens tridimensionais e a ilustração têm servido para se expressar e comunicar ao longo dos anos.

 É professora de Educação Visual e orienta workshops/oficinas de ilustração e expressão plástica. De tempos a tempos vai mostrando o seu trabalho em encontros, exposições colectivas e individuais, sobretudo no domínio da ilustração. 

 Em 2016, e dando resposta à sua paixão pelo livro enquanto objecto, criou a zai-zai edições, onde desenvolve livros manufacturados e à medida da sua mão.

 Vive e trabalha entre Guimarães e Gafanha da Nazaré [Ílhavo].


18.11.24

ADVENTO'24 com COLECTIVO OPEN CALL

 Assim que comecei a definir os nomes dos Artistas que gostaria de contactar para fazerem parte desta edição, reservei, à semelhança de edições anteriores, uma das janelas deste Calendário do Advento para o Colectivo resultante da Open Call que iria lançar de forma alargada à comunidade.


 Noutras edições fiquei com o correio cheio de cartas e envelopes, com simples desenhos de crianças e postais criativos que chegavam e que acabava por incorporar numa das janelas desta iniciativa.


 Nesta edição, reservei um dos fragmentos da obra original, para todos os que desejassem também fazer parte desta viagem. Comprometi-me a incorporar todos os elementos criados que recebesse, resultante deste apelo de participação alargado. No dia reservado para a partilha deste fragmento, irei portanto partilhar em pormenor cada um dos elementos criados e os seus autores.


 Deste colectivo, reúno no mesmo fragmento, os elementos construídos por: ELSA LOPES, ROSA LIMA BARRETO e MARIA DO CARMO GIL.



ELSA LOPES


 ELSA LOPES é natural de Lisboa mas reside em Viseu. Diz que perde a noção do tempo a juntar “fanicos” de tecido combinando cores que a sua alma dita no momento. Por vezes com regras, encaixando meticulosamente formas com a matemática do patchwork. Outras vezes, sem regras, ao sabor da brisa ou vendaval que agita a sua alma. Assim nascem novos padrões com os quais cria peças únicas para pessoas especiais.


Instagram: @xiuurbancraft

Facebook:   @xiuurbancraft

email: elsa.d.lopes@gmail.com








ROSA LIMA BARRETO


 ROSA LIMA BARRETO é educadora de infância que há anos se divide entre Braga (sua cidade mãe) e São Miguel-Açores, ilha onde vive e trabalha. Dose-Nos que propõe, desde sempre, a Educação pela Arte como fio condutor de todo o seu trabalho com as crianças e na sua própria vida de tantos propósitos e epifanias.















MARIA DO CARMO GIL


 Maria do Carmo Gil é natural de Janeiro de Cima (Aldeia de Xisto), do concelho do Fundão mas actualmente reside na Amadora onde é educadora de infância.



17.11.24

mais um colectivo deste Advento'24


 Durante este mês de Novembro tenho partilhado o nome dos artistas deste colectivo do Calendário do Advento 2024. Nesta edição tenho anunciado o nome de muitos dos Artistas que se estreiam nesta iniciativa singular e durante a próxima semana vão conhecer melhor mais alguns deles finalizando assim o colectivo deste ano. Sobre o Colectivo Open Call que lancei à comunidade, darei a conhecer também os nomes  que integram este grupo, os rostos que estão por detrás da janela reservada ao Colectivo Open Call. 


XABIER FERNANDEZ

ELIZABETH LEITE

HELENA ZÁLIA 

COLECTIVO OPAN CALL

JOANA RÊGO

TERESA DANTAS

PAULO CANILHAS

MARIA MADEIRA

MARTA NUNES


14.11.24

ADVENTO'24 com TELMA OLIVEIRA

crédito imagem. Nuno Fernandes

 Telma Oliveira (Porto, 1986), mestre em Arquitetura (FAUP, 2011), explora o mundo da joalharia contemporânea desde 2012 (Escola de Joalharia Contemporânea Engenho e Arte). Vive e trabalha entre o mundo da arquitetura e da joalharia, e não saberia escolher um só.

 Em 2014 fundou sua marca de design de joalharia contemporânea WEK, wearable compliments, que explora materiais não convencionais, reinventa o uso do comum e concilia tradição e inovação. Entre o trabalho artesanal e a tecnologia utilizada, todas as experiências resultam em coleções com design exclusivo e intemporal.

 Em 2020 assumiu a sua marca em nome próprio, Telma Oli, de forma a expressar as suas ideias e pensamentos através da fusão de várias artes, estabelecendo uma forte relação entre a joalharia conceptual e o desenho.

 No seu percurso conta com participações em exposições e publicações nacionais e internacionais.


www.wek.pt

www.instagram.com/wek.pt

www.instagram.com/who_is_telmaoli


ADVENTO'24 com CARLO GIOVANI


  CARLO GIOVANI, integra este colectivo do Advento pela primeira vez.

 Carlo Giovani é designer, ilustrador, artista visual, formador e mediador de atividades educacionais e artísticas. Colabora com agências de publicidade, editoras, câmaras municipais, empresas e entidades ligadas à arte, cultura, ensino e educação.



@carlogiovani_works

www.carlogiovani.com


13.11.24

ADVENTO'24 com JOANA ANTUNES


 Joana Antunes nasceu em 1979 na cidade de Amarante, onde viveu e estudou até ser maior de idade. Nos anos 90, o contacto com artistas da área do desenho, da pintura e da cerâmica, levaram-na a enveredar pela sua formação em artes visuais, e a frequentar os circuitos, na altura regionais, que foram os primeiros “palcos” onde os seus trabalhos foram exibidos e muitos deles adquiridos por privados.

 Posteriormente, paralelamente aos trabalhos que foi tendo em outras áreas, o ato de criar foi ganhando cada vez mais relevo, e por isso as suas exposições começaram a ganhar outro tipo de dimensão, quer pelas coletivas importantes com grandes artistas nacionais e internacionais, quer pelas mostras e exposições individuais que foi tendo por Portugal fora.
 Desta forma, não tardara a sair da fronteira portuguesa através da curadora Italiana Mónica Ferrarini, onde a sua presença tem sido cada vez mais assídua em exposições coletivas em galerias de Arte na cidade Roma. Contudo, França e Inglaterra, são países onde a Artista tem semeado e cimentado o seu trabalho nestes últimos anos.


International Prize Leonardo da Vinci - Museu da Tecnologia e Ciência Leonardo da Vinci - Itália

2022 - 1 dos 20 artistas selecionados - Concurso Internacional “ Muse  Homenagem ao Poeta Teixeira de Pascoaes “  -  seleção e curadoria de Muso Gallery by Zuzzana Hope , Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Departamento Cultura Município de Amarante - Museu Amadeo de Souza Cardoso - Amarante - Portugal 

2022 - Artista de Mérito, na Exposição Coletiva “ Visionary “, Galeria Angélica de Roma – Itália

2021 – Distinção - 4ª Bienal Internacional de Gaia - PT – “ O Coronavirus não destrói a criatividade – Pintura “ The Power of your mind “ 

2021 - Artista de Mérito, na Exposição Coletiva “ Day Dreaming “, Galeria Ess&re – Lido di Ostia – Roma

2000 – 2º Prémio – 1ª Exposição de Alunos de Artes das Escolas Sec. Amarante, Felgueiras e Marco de Canavezes-Claustros Museu Amadeo de Souza-Cardoso - PT


 Vários livros ilustrados e editados ao longo dos anos.

 Atualmente, a artista  reside na cidade de Felgueiras, encontra se a trabalhar com a TilSittGallery,  e está envolvida em imensas atividades criativas ligadas à pintura, ao desenho, ilustração e escultura cerâmica .A sua paixão e o seu foco é criar “pontes” para outros mundos onde a tinta, pode ser tudo o que nós quisermos.



https://www.instagram.com/joanaantunesart