1.12.22

1 de DEZEMBRO de 2022 // Calendário do Advento

CALENDÁRIO DO ADVENTO.

1 de DEZEMBRO de 2022


VÂNIA KOSTA // Advento. fragmento #12


 A Edição do Calendário do Advento deste ano, vai concretizar-se num formato diferente. A ideia original sempre consistiu em convidar Artistas a juntarem-se a mim na recriação deste Calendário do Advento. Mas pela primeira vez, não teremos um colectivo de 24 como habitualmente à janela.


 Apesar de tudo,  convido-vos, com enorme amizade e entrega, a seguirem este Calendário do Advento e com ele descobrirem a obra “Advento” que desenvolvi propositadamente para esta edição. A certa altura, e porque não consegui equacionar a possibilidade da ausência deste Calendário neste mês de Dezembro que reconstruo de significado todos os anos, dei comigo a esboçar uma singela ideia de partilha para manter viva parte dessa magia e encantamento que as descobertas diárias das janelas deste Calendário já nos habituou.


 Foi precisamente no dia 17 de Novembro que esse impulso de não deixar passar em branco esta edição (ainda que desta forma possível) começou a nascer. Sobre o chão espalhei páginas em branco de tecido e sobre elas os gestos livres, com linhas e retalhos, foram trazendo esta composição visual até mim. A Obra é composta por 24 fragmentos. Cada dia irei partilhar um fragmento e embora cada um consiga na sua individualidade existir, só o seu conjunto é capaz de recriar a imagem original que lhes deu origem. Essa imagem será apenas desvendada por completo no dia 25 de Dezembro. Para acrescentar mais surpresa nesta viagem, com os fragmentos desta obra procurei criar novas composições visuais, trocando e alternando as suas posições nesta composição original. Com todos os fragmentos disponíveis e brincando com eles quase como peças de um puzzle, fui criando e descobrindo novas composições. Encontrei uma em particular que escolhi como reverência para as partilhas diárias deste Calendário do Advento. E é a partir da ordem de construção dessa composição que irei partilhar diariamente cada fragmento.


 É deste modo que iniciamos esta pequena viagem e espero que apesar de tudo se mantenham comigo nesta janela.


 Este é o fragmento #12. É com este fragmento de 24 cm X 24 cm que inauguro este Calendário do Advento. Foi com ele que passeei pela cidade numa tarde de chuva para neste dia 1 de Dezembro partilhar este recanto da cidade de Braga.


Sem comentários:

Enviar um comentário