18.12.24

18 de DEZEMBRO de 2024 // CATARINA BICO sobre fragmento #1


CALENDÁRIO DO ADVENTO.

18 de DEZEMBRO de 2024

// CATARINA BICO

intervenção sobre fragmento #1


 Este trabalho têxtil é uma interpretação visual inspirada no poema "O Grito Novo" de Daniel Faria, que explora temas de conexão, pertença e renovação. No centro da composição, uma mão esculpida em balsa emerge como símbolo de acolhimento e apoio, representando tanto a capacidade de dar quanto de receber. Das pontas dos seus dedos, floresce uma planta verde, simbolizando crescimento, regeneração e a esperança que brota das nossas conexões mais profundas.

 Todo o restante da peça é cuidadosamente bordado à mão: desde as raízes que se estendem em tons quentes, ligando a mão a um solo imaginário onde peixes nadam, até às pequenas casas que evocam um sentido de comunidade e sustento. O fundo é composto por duas tiras de tecido preexistentes: uma preta, salpicada com estrelas e um pequeno bordado representando uma lua minguante, sugerindo um céu noturno que convida à introspecção e ao encerramento de ciclos, e outra branca, que cria uma transição suave entre os elementos celestes e terrestres.

 Esta peça celebra a interdependência entre o humano e a terra, destacando a importância das mãos que se estendem umas às outras em gestos de apoio e transformação. Ela reflete a simplicidade dos gestos que nos unem e a capacidade humana de florescer, mesmo nas condições mais inesperadas, reforçando a ideia de que estamos todos interligados pelas raízes invisíveis das nossas relações.




(imagens em estúdio do processo criativo e pormenor da obra)



Sem comentários:

Enviar um comentário