A obra criada para esta iniciativa que começo neste dia 1 de Dezembro a divulgar, divide-se uma vez mais em 24 fragmentos. Cada fragmento será portanto revelado diariamente até dia 24 de Dezembro. Este é o primeiro.
A criação da obra onde pertence este primeiro fragmento, resultou de um processo onde o diálogo com os detalhes e materiais seleccionados, ao alcance dos meus gestos sobre a mesa de trabalho, se foram organizando e expressando sobre uma folha de cartão de face branca, um pouco maior que um formato A2. Os gestos e o pensamento mergulharam num diálogo conduzido por pistas e impressões que fui sentindo gradualmente olhando uma fotografia que serviu de gatilho para esta acção, expandindo-se de significados pessoais. A fotografia, esse elemento essencial para a obra final resultante, só irei partilhar também no final deste evento.
E com esta primeira revelação, relembro o desafio que lançamos com a edição de um formato experimental, o caderno-advento. A partir deste momento, todos os que adquiriram este elemento base, ao acompanharem as revelações diárias deste calendário, podem iniciar também um diálogo criativo com esse objecto singular. Aceita abrandar um pouco e desenvolver registos visuais diversos, usando as técnicas e materiais que entenderes, sobre as páginas deste caderno. Podes criar livremente, não só sobre as páginas em branco do bloco anexo, como em qualquer outra superfície do seu interior. Podes se assim entender escolher, como eu, uma fotografia como ponto de partida para esta viagem que se espera expandida de SINGULARIDADES. Respira e mergulha, sobretudo seguindo o caminho que para ti fizer sentido. Mas porque por vezes também eu início com alguma dificuldade esses gestos primeiros no “confronto” com uma superfície em branco, posso partilhar algumas indicações para impulsionar o teu processo criativo. Não são propriamente instruções porque nunca foi essa a intenção, antes pontos iniciais de observação/expressão/ pensamento, que podem ajudar a abrir inúmeras possibilidades de concretização.
Obrigada por fazeres parte desta iniciativa.
