19.9.14

PASSATEMPO I até 31 de Outubro


 Em 2012 lancei um novo desafio para este Calendário do Advento. Achei que faria todo o sentido convidar o público em geral a espreitar também nesta janela. Convidei as pessoas a escreverem uma carta em forma de desenho, em forma de história, ou simples apontamentos que pudessem inspirar os olhares desta janela da cidade. Este ano podes voltar a participar. Este desafio é lançado a todos. Não há limite de idades. Não importa de que lugares cheguem as cartas. Pode ser desenvolvido de forma individual ou em grupo. Sejam criativos inspirem as pessoas com as vossas histórias e desenhos. Até dia 31 de outubro vamos abrir a porta ao carteiro que aqui chegar com todas as vossas cartas. 

 Em dezembro, uma das janelas deste calendário do advento será habitada por um pombo correio que terá a missão, durante este evento, de transportar todas as cartas que recebermos. As cartas serão fotografadas e algum do seu conteúdo transcrito porque no post que fizermos sobre esta vossa janela, as vossas cartas vão ser partilhadas na nossa página do blog e do facebook. Participa!

18.9.14

enquanto chove lá fora, trabalho aqui dentro


 O Projecto Janela Adentro [uma história à Janela] foi criado para se tornar numa plataforma criativa de partilha de histórias por via de diversas formas de expressão artística que se dariam a conhecer a todos aqueles que olhassem as janelas do 1º andar, do prédio nº11, voltadas para a Rua de Santo António, aqui em Braga. 

 As janelas desta casa, têm sido transformadas numa montra de exposição voltada para esta rua da cidade. Situada no berço do comércio tradicional da cidade de Braga, esta janela encontrou o desejo de viver criativamente a cidade. Foi exactamente em dezembro de 2011 que convidei pela primeira vez 24 artistas a intervirem neste espaço janela recriando o 1º Calendário do Advento. Pelo quarto ano, volto a convidar 24 artistas para habitarem cada uma das vidraças desta janela. Cada um dos objectos suspensos vão contar uma história. Serão 24 histórias para descobrir nesta instalação colectiva. A partir de dia 1 de dezembro fica atento ao nosso Blog e Facebook porque às doze badaladas de cada dia, começo a revelar em pormenor estas janelas e assim por diante até dia 24 de dezembro. Vais conhecer 24 artistas e 24 obras (das quais algumas poderás adquirir). São 24 apontamentos com os quais esperamos encantar durante a época natalícia, muitos olhares que vivem, passeiam ou simplesmente visitam a cidade. Até dia 6 de janeiro, quer faça chuva ou sol, a qualquer hora do dia e da noite, vem contemplar esta janela e sorrir para ela. Nós esperamos por ti neste lugar.

 Como chove muito lá fora, hoje resolvi ficar aqui por dentro a trabalhar um pouco sobre este evento. Ainda faltam alguns dias para o dia 1 de dezembro mas ainda tenho muito trabalho para organizar. Os convites para participarem neste 4º Calendário do Advento começaram há uns meses. O telefone toca ou é mais uma mensagem que recebo... e já tenho 10 nomes confirmados. Estejam atentos porque este ano vamos ter muitas novidades 


aqui podem espreitar as edições anteriores:

1ª Edição // A Árvore do Advento . 2011

2ª Edição // Histórias que espreitam à janela . 2012 

3ª Edição // Aqui há Gente, aqui há Histórias . 2013

15.9.14

Espaço Janela Adentro com "Meet the Frumbles & Live Band" I Noite Branca de Braga

 Fomos surpreendidos na Noite Branca pelo Porto Canal. Eles também visitaram a nossa Instalação Interactiva e a reportagem passou ontem no jornal. O Espaço Janela Adentro agradece a todos os que nos vieram visitar para conhecer este lugar e sobretudo este projecto "Meet the Frumbles & Live Band" integrado na Programação Independente da Noite Branca. O espaço não chegou para tanta gente de uma vez, pedimos por isso desculpa aos que por ventura não conseguiram chegar até nós. Estamos todos de parabéns. Esta Instalação Interactiva foi realmente um sucesso. Obrigada a todos os que nos têm enviado mensagens e felicitar pelo projecto. A vizinhança adorou e é muito bom escutarmos dizer que foi uma das intervenções que mais gostaram da Noite Branca. Os Frumbles conquistaram definitivamente os humanos [pequenos e graúdos] e a banda que os acompanhou nesta dia está de parabéns, fizeram uma excelente performance. no final da noite também percebemos que existem muitos maestros por aí!




8.9.14

NOITE BRANCA I Espaço Janela Adentro


 Sendo a cidade de Braga, aliás como muitas outras cidade do nosso país, uma cidade cheia de gente criativa e empreendedora, um dia como este, o tão aguardado 13 de Setembro, terá com certeza muito para oferecer a todos os Bracarenses e a todos os que estarão por cá de visita. Nós juntámos-nos às iniciativas independentes que irão acontecer um pouco por toda a cidade. Por isso, no teu roteiro assinala uma passagem pela Rua de Santo António da Praça, porta nº11. [visualiza o nosso mapa aqui nos contactos para não teres dúvida onde fica o local!] 

 É aliás, nesta rua da cidade de Braga, que encontramos o Espaço Janela Adentro. Desde 2011 que tem funcionando como uma simples janela de Exposição voltada para esta rua da cidade de Braga.   Uma simples janela de acesso a todos, a qualquer hora do dia e da noite, e que tem contado muitas histórias à janela através das instalações criadas por artistas e autores convidados. Se ainda não a conheces vem daí visitar-nos. 

 Dia 13 de Setembro, vai ser um dia diferente por cá. Excepcionalmente, abriremos as portas ao “público” Bracarense e a todos os que vierem de visita à cidade, para dar a todos esta oportunidade de conhecer algumas histórias e projectos que nasceram na cidade por gEnte dA terrA com CRIATIVIDADE  e ousadia suficientes para conquistar a cidade e que têm o olhar e o ouvido desperto para os desafios que possam surgir de outros lugares pelo MUNDO fora. 


... 

POP UP // SHOWROOM. 
“escada acima chegas a este lugar” de Vânia Kosta 

 O projecto Dedal no Dedo já é conhecido de alguns de vocês. Nasceu na cidade em 2005, pelas mãos da artista bracarense Vânia Kosta. Um projecto de Design e Criação de Personagens de Pano e que desde então já habitaram também outros lugares da cidade. Os seus projectos artísticos são diversos e os materiais como os têxteis e os papéis assumem um papel protagonista na sua linguagem estética e na criação das suas esculturas e das suas personagens.
 Neste dia, a artista abre as portas da sala onde desenvolve alguns dos seus trabalhos criativos. Alguns deles é certo que têm viajado pelo país e pelo mundo na conquista de sorrisos e na recolha de histórias de todos esses olhares que descobrem as suas personagens e se identificam com elas. Mas, outras continuam a viver por cá e estarão a habitar a sala de trabalho da artista. Esta sala torna-se assim no cenário ideal para poderes conhecer finalmente o lugar onde esse universo têxtil nasce. Nesta sala poderás encontrar uma mostra de trabalhos em exposição mas que poderão ser adquiridos por ti. Quem sabe neste dia possas encontrar boas oportunidades para adoptar alguns dos seus personagens de pano. Também para este dia, a artista lançou um desafio em forma de passatempo, quem vier ao seu encontro neste lugar, no dia 13 de Setembro e lhe oferecer um desenho numa folha A4, inspirado no seu gato AzEitOnA de silhueta negra e olhar misterioso faz uma troca. 1 desenho por 1 porta-chave saloia por apenas 1 euro. Os desenhos mais fantásticos e criativos serão também integrados numa exposição que a artista irá realizar de comemoração dos 10 anos de criações.

[Espaço Janela Adentro // horário. 17h às 20h] 



INSTALAÇÃO interactiva. 
Meet the Frumbles [& Live Banda] de Luís Fraga e António Coelho 

 Para tornar esta oportunidade ainda mais interessante para ti, numa outra sala da casa teremos o projecto Meet the Frumbles & Live Band, dos autores Luís Fraga e  António Coelho e que marcarão sem sombra de dúvida este dia. Ainda vais ouvir falar muito deles, por isso aproveita esta apresentação em grande estilo com banda ao vivo e tudo. Meet the Frumbles & Live Band, é uma instalação interactiva de monstros e concerto com músicos em tempo real. Uma inovadora instalação interactiva com criaturas robóticas que cantam desafinadas ao som de uma banda ao vivo. Controladas artificialmente através de creative coding e visão por computador, as criaturas convidam o experienciador a conduzir uma orquestra de musicalidade duvidosa. Cantando desafinadas sob comando do participante, os Frumbles são acompanhados por Músicos verdadeiros de renome regional, conhecidos de bandas bracarenses tão relevantes quanto: Pyroscaphe, La Resistance e Flor do Monte. [Alexandre Fernandes na bateria I Jorge Castro no contrabaixo I Luís Fraga na guitarra e Márcio Décio na guitarra] 
 Combinando diversas áreas tais como craft, engenharia,  narrativas digitais, música e interacção com o utilizador, Meet the Frumbles & Live Band oferece uma experiência surpreendente e acessível a toda a gente. 

[Espaço Janela Adentro // horário. 17h às 18h I 19h às 20h I 21h às 22h - sessões com lotação limitada] 


 Pequenos e Graúdos têm aqui duas excelentes razões para virem ao nosso encontro, no dia 13 de Setembro, exactamente neste lugar aqui e não acolá. [para não andarmos a chatear quem não devemos façam lá as correcções nos vossos mapas!]


7.9.14

ENSAIOS repertório FRUMBLES I Big Studio



 Estes últimos dias têm sido um alvoroço com os últimos ensaios antes da grande noite. Alexandre Fernandes [baterista], Jorge Castro [contrabaixista], Luís Fraga [guitarrista] e Márcio Décio [guitarrista] começaram a definir algumas músicas. Nós fomos espreitar um desses ensaios na Bug Studio. Queríamos registar também esta etapa do projecto como um marco importante para esta grande apresentação para a cidade, neste dia 13 de Setembro, numa instalação interactiva que contará, pela primeira vez com a participação de músicos a interagirem em tempo real com os Frumbles e o público espectador.

 Sem gravadores, apenas movidos de máquina fotográfica, entramos estúdio adentro já se escutavam alguns acordes e arranjos musicais no ar. 

 Não queremos aqui revelar muito mais. Deixamos para ti a iniciativa de descobrires pessoalmente esta fantástica instalação interactiva, Meet the Frumble & Live Band, no dia 13 de Setembro, na Noite Branca. Estamos certos que este Espaço irá marcar criativamente este evento de celebração por toda a cidade. Assinala no mapa este lugar e fica atento aos horários em que decorrem estas actuações: 17h às 18h I 19h às 20h I 21h às 22h. Toma em atenção que o espaço tem lotação limitada. De resto podemos garantir que nos vamos divertir todos juntos e depois de conheceres os Frumbles não vais voltar a ser o mesmo.


6.9.14

SHOWROOM. "escada acima chegas a este lugar" I Vânia Kosta


 Desde há alguns dias que andamos a partilhar as surpresas que vamos ter por cá, no próximo dia 13 de Setembro. Outro projecto que poderão conhecer neste dia trata-se do trabalho da artista bracarense Vânia Kosta.

 Foi exactamente em 2005 que apresentou pela primeira vez o seu Projecto de Design e Criação de Personagens de Pano na cidade. Desde então muitas personagens foram sendo criadas. Todas elas são contadoras de histórias e já habitaram também outros lugares da cidade. Com certeza muitos olhares atentos já as encontraram a espreitar à janela. Embora os seus projectos criativos sejam diversos, os materiais como os têxteis e os papéis assumem um papel protagonista na sua linguagem estética e na criação das suas esculturas e das suas personagens. 

 Neste dia, a artista abre as portas da sala onde desenvolve alguns dos seus trabalhos criativos. Alguns deles é certo que têm viajado pelo país e pelo mundo na conquista de sorrisos e na recolha de histórias de todos esses olhares que descobrem as suas personagens e se identificam com elas. Mas, outras continuam a viver por cá e estarão a habitar a sala de trabalho da artista. Esta sala torna-se assim no cenário ideal para poderes conhecer finalmente o lugar onde esse universo têxtil nasce. Nesta sala poderás encontrar uma mostra de trabalhos em exposição mas que poderão ser adquiridos por ti. Quem sabe neste dia possas encontrar boas oportunidades para adoptar alguns dos seus personagens de pano.

 Para este dia, a artista lançou ainda recentemente um passatempo. Um desenho por um porta-chave. Descobre tudo AQUI.

5.9.14

FRUMBLES e CONCERTO ao vivo com:



 Desde há alguns dias que andamos a partilhar tudo sobre este fantástico projecto, "Meet the Frumbles" de Luís Fraga e António Coelho. Fomos conhecendo os rostos que colaboraram para a concretização deste projecto, desde o Zé Nuno Fraga que criou os desenhos destes bonecos, à Vânia Kosta que deu forma através dos têxteis a estes personagens muito peculiares. Já todos têm escutado também que este projecto será apresentado em grande estilo, no dia 13 de Setembro, integrado nas celebrações da Noite Branca na cidade. Já todos escutamos também que esta instalação interactiva terá pela primeira vez uma Banda ao Vivo que estará em interacção com os Frumbles e o público espectador. O que ainda não escutamos e todos perguntam, é quem são eles? Quem são os músicos que vão fazer parte desta Live Band?

 O telefone foi tocando entre os amigos que partilham esta mesma paixão, a Música. Luís Fraga, um dos mentores deste projecto, apresentou a ideia geral dos Frumbles aos amigos e questionou da possibilidade de criarem uma banda que tocaria ao vivo com a interacção destes “monstros” robóticos e do público espectador. As respostas foram sendo positivas e com o entusiasmo que já se esperava por parte dos músicos de renome regional, conhecidos de bandas bracarenses tão relevantes quanto: Pyroscaphe, La Resistance e Flor do Monte, os músicos passaram a integrar esta Live Band do evento. 

 Porque todos eles têm outras actividades profissionais, com o escasso tempo disponível, tornava-se quase impossível reunirem-se para as criações musicais e ensaios tantas vezes quantas seriam necessárias e desejadas por todos. Assim, em casa, em diálogo com a bateria, o contrabaixo e as guitarras, todos eles procuraram definir algumas batidas e acordes. Trocaram os ficheiros entre si e encontrados os dias possíveis de encontro geral, a banda reuniu-se. 

 Foi aliás a Bug Studio que passou a ser palco dos ensaios da banda. Estúdio de produção áudio, onde se disponibiliza um serviço profissional nas áreas da produção áudio e produção musical, a Bug Studio, localizada na cidade de Braga, passaria a ser o espaço privilegiado de criação musical para o repertório musical que acompanhará os Frumbles, nesta sua primeira apresentação, em grande estilo com banda ao vivo, no próximo dia 13 de Setembro. Tudo acontecerá aqui mesmo, no Espaço Janela Adentro, numa iniciativa independente integrada na Noite Branca. 

........................ 

 Esta Live Band, que poderíamos também chamar "Frumbles Band", é constituída por: 

 ALEXANDRE FERNANDES na bateria. Licenciado em Comunicação Social na Universidade do Minho e Designer de Comunicação desde 1999, muitos o conhecem como baterista dos La Resistance e Flor do Monte. 

 JORGE CASTRO no contrabaixo. Professor de contrabaixo na Academia e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, o músico participou na Fundação Orquestra Estúdio Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 e na Orquestra Mundial de Jovens nas tournees na África do Sul, Holanda e Espanha. 

 LUÍS FRAGA na guitarra. Director Criativo na iMobileMagic onde trabalha para clientes como a Vodafone, Bungie, Microsoft, ASAP54 entre outros. Nos tempos livres tem aulas, dá aulas, faz curtas 3D, jogos indie, criaturas robóticas mal educadas e acha que toca jazz. Ah sim, também tem família!

 MÁRCIO DÉCIO na guitarra. Licenciado em Produção e Tecnologias da Música pelo ESMAE, também tocou como guitarrista nos Pyroscaphe e La Resistance. É ele o responsável e proprietário do Bug Studio que tem sido palco dos ensaios desta Live Banda.

CONCEPÇÃO têxtil dos FRUMBLES I Vânia Kosta


 Assim como tem abraçado outros desafios que lhe vão lançando, a convite dos autores do projecto Meet the Frumbles, Vânia Kosta aceitou dar forma, através da mestria dos têxteis, aos personagens que Zé Nuno Fraga desenhou. 

 Com os traços gerais desenhados sobre uma folha de papel e conhecendo as características físicas e da personalidade que cada um destes personagens iriam assumir, a artista procurou dar forma com os tecidos lançando-se numa pesquisa e experimentação iniciais da estrutura têxtil dos bonecos para que estes pudessem articular-se segundo as especificações robóticas que iriam controlar os seus movimentos durante a interacção com o público espectador. Não se tratou apenas de “fazer” bonecos de pano, tratou-se sim, de uma exploração e descoberta da especificidade dos materiais para as acções e objectivos para que se propunham. 

 Desde que o convite foi feito para se juntar nesta etapa do projecto, nos últimos tempos a artista esteve em Modo Frumble, como referiu por algumas vezes na sua página pessoal do dedal no dedo onde vai partilhando os seus apontamentos criativos mais diversos. Com os tecidos e as linhas sobre a mesa de trabalho, tratou de dar vida a estes “Monstros” animados, nada assustadores mas pelo contrário, extremamente simpáticos e divertidos com aspectos muito peculiares na sua maneira de ser e gostos muito requintadamente estranhos. 

 Estamos todos muito ansiosos para conhecer pessoalmente estes Frumbles e TU? 



4.9.14

DESIGN dos FRUMBLES I Zé Nuno Fraga


 Meet the Frumbles, foi criado no âmbito de um projecto de Mestrado em Arte Digital da Universidade do Minho, por Luís Fraga e António Coelho. Inicialmente usaram bonecos de pluche vulgares para as criaturas robóticos artificialmente controladas através de creative coding e visão por computador. 

 A certa altura, os Frumbles, começaram a manifestar alguma ansiedade para saírem do laboratório e conhecer humanos de carne e osso. Nesse momento fez sentido para os autores deste projecto, convidar o Ilustrador e Autor de Banda Desenhada Zé Nuno Braga, para personalizar estes bonecos, conferindo-lhes um carácter e estética que passavam a querer assumir naturalmente. Foi pelas mãos do Zé Nuno, que estes "Monstros" começaram a ganhar novas silhuetas.


este lugar virou um LABORATÓRIO...


 Ontem o Espaço Janela Adentro, transformou-se num laboratório. Foi noite de experiências com os Frumbles, de Luís Fraga e António Coelho. Autores do projecto "MEET THE FRUMBLES", uma instalação interactiva que terá pela primeira vez uma Banda ao Vivo, será apresentado, no dia 13 de Setembro, dia de Noite Branca, aqui na cidade de Braga. Pela primeira vez, os novos bonecos Frumbles, de concepção têxtil da artista bracarense Vânia Kosta, foram testados para responder robóticamente. Para já não revelamos mais nada. A não perder, dia 13 de Setembro, aqui mesmo, no Espaço Janela Adentro. 

 Esperamos por ti!

3.9.14

MEET THE FRUMBLES [& Live Band] I Luís Fraga e António Coelho


 “I am a dreamer. I know so little of real life that I just can’t help re-living such moments as these in my dreams, for such moments are something I have very rarely experienced. I am going to dream about you the whole night, the whole week, the whole year.” ― Fyodor Dostoyevsky, White Nights and Other Stories 

 Meet the Frumbles & Live Band é uma inovadora instalação interactiva com criaturas robóticas que cantam desafinadas ao som de uma banda ao vivo. Controladas artificialmente através de creative coding e visão por computador, as criaturas convidam o experienciador a conduzir uma orquestra de musicalidade duvidosa. Cantando desafinadamente sob comando do participante, os Frumbles são acompanhados por músicos verdadeiros de renome regional, conhecidos de bandas bracarenses tão relevantes quanto Pyroscaphe, La Resistance e Flor do montE. 
 Combinando diversas áreas tais como o craft, engenharia, narrativas digitais, música e interacção com o utilizador, Meet the Frumbles & Live Band oferece uma experiência surpreendente e acessível a toda a gente. 
 Criado no âmbito de um projecto de Mestrado em Arte Digital da Universidade do Minho, os Frumbles estão ansiosos para sair do laboratório e conhecer humanos de carne e osso. 


 "Experiencing art is driven by perception, where perception is an active and constructive process. Experiencing interactive artworks involves the same condition in addition to the active engagement with the work, which involves being in the space of the work, interacting with it and constructing a meaning through this interaction. Therefore, within an interactive art system, the audience as well as the artist, is engaged in a creative pursuit.” (Candy, 2009) 



 Dia 13 de Setembro, integrado nas produções independentes para a "Noite Branca", Meet the Frumbles & Live Band irá estar presente aqui no Espaço Janela Adentro. 



2.9.14

13 de Setembro I OPEN HOUSE


 dia 13 de Setembro vamos estar animados para partilhar contigo alguns projectos de gente da terra com criatividade e ousadia suficientes para conquistar a cidade e que têm o olhar e o ouvido desperto para os desafios que possam surgir de outros lugares pelo mundo fora...

 excepcionalmente, o Espaço Janela Adentro, vai proporcionar neste dia, ao "público" bracarense ou que venha até à cidade de visita, a oportunidade de conhecerem algumas histórias e projectos que nasceram na cidade por Jovens Bracarenses. 

 mais pormenores muito, muito em breve!