cada vidraça assinalada nesta janelaAdEntrO será habitada por uma pessoa. quem passear pelas ruas da cidade de braga, durante o mês de dezembro, esteja atento aos pormenores de que é feita a cidade. são pequenas coisas que encantam e nos inspiram a simplesmente sorrir por dentro e por fora. vamos lá levantar o olhar para o céu e descobrir este calendário de adventos. a qualquer hora do dia e da noite ele lá estará para te encantar. e por dia uma janela será aqui revelada em pormenor. *
30.11.11
27.11.11
24.11.11
17.11.11
contamos já os dias para... "a árvore do advento"
durante o mês de setembro, enquanto olhava as janelas imaginando já o calendário de adventos que gostaria de recriar no mês de dezembro, fiz este registo deste mesmo lugar. do lado de dentro a rua espreitava lá de fora. a bela luz de setembro entrou estes dias pelas grandes janelas deste espaço. hoje, olho estas mesmas janelas e sei que em breve cada uma destas vidraças serão habitadas por diversas pessoas. o título para esta janelaAdEntrO, deve-se em grande parte pela presença protagonizada por aquela "árvore" além e que cresce neste mesmo lugar. esta costela de adão habita este salão há quase tanto tempo quanto eu. desde que veio dar vida a este espaço já nasceram cinco folhas novas. registei o "nascimento" de cada uma delas. as suas raízes continuam a passear pelo chão. cada uma das suas belas folhas busca a luz que entra por estas janelas. ela espreita também a rua da cidade. a sua existência deu assim nome a esta primeira janelaAdEntrO colectiva. em dezembro "a árvore do advento" irá encantar esta rua da cidade.
11.11.11
9.11.11
calendário...
uma janela voltada para uma das ruas da cidade, vai durante o mês de dezembro encantar e conquistar (assim desejamos) tantos outros olhares e sorrisos. a todos os que simplesmente passeiem ou visitem esta cidade estejam atento a todos os pormenores que ela tem para vos oferecer. são monumentos, são as pessoas, locais emblemáticos e tantos outros pormenores que por vezes nas correrias normais dos dias nos escapam. (um dia farei aqui um roteiro visto pelo meu olhar para um dia quase perfeito nesta cidade, porque para mim continua a faltar o mar!)
em dezembro não te esqueças existirá uma janela que te poderá inspirar.
6.11.11
para quando a primeira janelaAdEntrO?
o mês de dezembro já se aproxima e nós já começamos a contar os dias...
a primeira janelaAdEntrO vai ser uma intervenção colectiva. a ideia é recriar no meu espaço-janela um calendário de dezembro estabelecendo a ligação com o conhecido calendário de adventos que alguns de nós durante a infância tão entusiasticamente recebíamos próximo do natal (e por dia abríamos uma janelinha para do seu interior retirar uma surpresa. na sua maioria chocolates com formas divertidas).
neste caso teria portanto de conseguir reunir 24 habitantes para os 24 dias do calendário de adventos. irei conseguir ver a minha janela toda habitada? ainda não sei. a verdade é que alguns dos convidados para colaborar nesta intervenção colectiva já começaram a reservar as suas janelas. há medida que vou assinalando os “inquilinos” para esta janelaAdEntrO é fácil imaginar como esta janela vai-se transformar já em dezembro. todos estamos entusiasmados com este projecto e espero sinceramente que esta janela possa encantar a cidade e muitos dos olhares e sorrisos que por esta rua passeiem.
como a janela é no 1ºandar, os trabalhos vão funcionar num colectivo. o impacto que todos juntos irão criar a quem passeia pela rua da cidade é inegável. embora os trabalhos na sua individualidade possam por isso perder alguns dos seus pormenores, a ideia é de aqui no blog por dia abrir cada uma destas janelas individualmente, dando assim destaque ao artista que a habita. por dia será aqui colocado um post com a foto do trabalho de cada um, acompanhado de um texto sobre o mesmo e com identificação do título e das técnicas utilizadas.
o calendário de adventos que vamos recriar nesta janela estará voltado para a rua da cidade a qualquer hora do dia. cada artista convidado irá anunciar na sua janela um desejo e/ou uma mensagem que possa inspirar outros olhares. precisamos de semear coisas boas, inspiradoras para continuar a olhar e a sentir tudo o que nos envolve e habita com o mesmo entusiasmo.
"habitantes" para a #1 janelaAdEntrO de dezembro'11:
ana caldas I andreia costa I catarina mouta I catarina e raúl pereira I cristina vilarinho I eduardo kosta I elisa arnaud I guida fonseca I helena santos I helena zália I joão catalão I joão gomes I josé machado I kerstin thomas I maria madeira I marta mendes I mónica campanhã I rita cunha I ricardo lopes I sérgio coutinho I sara teixeira I sara costa I vasco baltazar I vania kosta
"habitantes" para a #1 janelaAdEntrO de dezembro'11:
ana caldas I andreia costa I catarina mouta I catarina e raúl pereira I cristina vilarinho I eduardo kosta I elisa arnaud I guida fonseca I helena santos I helena zália I joão catalão I joão gomes I josé machado I kerstin thomas I maria madeira I marta mendes I mónica campanhã I rita cunha I ricardo lopes I sérgio coutinho I sara teixeira I sara costa I vasco baltazar I vania kosta
o que é a janelaAdEntrO?
na tentativa de viver criativamente a cidade, reformulei uma ideia antiga e fui traçando os primeiros esboços para um novo formato de janela.
este projecto tem como objectivo primordial partilhar um meio de comunicação, neste caso particular a minha janela, com diversas pessoas dando-lhes a oportunidade de contar histórias através de diferentes formas de expressão artística num formato janela voltada para uma das ruas da cidade de braga situada precisamente no centro histórico da cidade. as grandes janelas que dão para três varandas independentes pretendem funcionar como uma montra de exposição voltada para a rua. (em breve mais pormenores sobre a sua localização)
encarando “a minha janela” como um meio de comunicação, faria todo o sentido convidar outros olhares, outros artistas e criadores, outras histórias a intervirem neste espaço janela, promovendo formas criativas de comunicar com todos aqueles que vivem ou simplesmente visitam a cidade. desta forma, janelaAdentro deseja transformar-se numa montra, num espelho, num palco, num livro em aberto, num quadro por pintar, numa carta por escrever, ou tão somente numa janela onde tudo pode acontecer.
se de alguma forma te sentiste inspirado por este projecto, se tens um amigo que possa sentir-se igualmente interessado, se tens uma ideia ou desejas partilhar alguma história ou simplesmente um apontamento nesta janela, o primeiro passo é entrares em contacto com ela. as propostas podem começar a ser enviadas por e-mail para janelaadentro@gmail.com [envia os seguintes dados: nome, idade, profissão, localidade, contactos, uma breve apresentação do trabalho que desenvolves, se possível algumas fotografias de alguns dos teus trabalhos ou o endereço da tua página web, descrição do tipo de materiais que utilizas, breve indicação/referência de participações/colaborações/exposições e o mais importante a tua proposta de intervenção no espaço janelaAdEntrO]
deste lado da janela aguardamos com entusiasmo as tuas propostas.
deste lado da janela aguardamos com entusiasmo as tuas propostas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)