7.10.14

numa janela da cidade acontece...


O projecto Janela Adentro [uma história à Janela] foi criado em 2011, assumindo-se desde então como uma plataforma criativa de partilha de histórias por via de diversas formas de expressão artística que se dão a conhecer a todos aqueles que olham as janelas do 1º andar, do prédio nº11, voltadas para a Rua de Santo António, aqui na cidade de Braga. 

Desde então que as janelas desta casa têm sido transformadas numa montra de exposição voltada para esta rua da cidade. Através desta janela encontrei uma forma de viver criativamente a cidade e embora não surpreenda as pessoas com a regularidade que gostaria já foram diversos os artistas e autores que espreitaram também através desta janela. Já foram diversas as histórias contadas através dos objectos e dos apontamentos criativos que habitaram o interior destas janelas.

Estamos em Outubro mas por aqui já se começou a trabalhar a algum tempo para o mês de Dezembro. Daqui por uns meses lá vou eu pedir de novo o escadote emprestado ao Senhor Narciso (do bazar aqui em baixo) para começar a montar a Instalação Colectiva à janela e assim recriar pelo 4º ano o Calendário do Advento da cidade de Braga. Este ano gostava de vos trazer novidades. De fazer algumas ligações com outras janelas. De levar a magia deste Calendário do Advento a outros lugares. As ideias, as vontades, os desejos, por vezes são demasiado grandes para caber aqui dentro. Sobretudo quando para isso seria necessário envolver mais recursos e pessoas. Embora às vezes faça das tripas coração, como muitos de vocês, por vezes é bom pararmos um pouco e perceber que não nos desdobramos em mil. Como não gosto de abusar, de pedir tudo em troca de nada, como me fazem tantas vezes, vou contando já com o enorme entusiasmo e generosidade de todos os artistas e autores que todos os anos desafio a colaborarem comigo nesta iniciativa. A eles um enorme obrigada porque nem tudo se faz apenas de ideias. A todos os que desde o primeiro instante me ajudaram a concretizar este desejo de dar histórias à cidade através desta janela, encantando as pessoas com estes apontamentos à janela, aqui fica um enorme Obrigada. Em troca sempre vos dei o meu empenho e dedicação em tornar esta Janela e este Calendário do Advento numa referência na cidade. Em troca cuido das vossas histórias à janela com dedicação, respeitando a identidade e o trabalho de cada um, divulgando os rostos por detrás dessas histórias. 

Às pessoas que me vêm na rua e trocam algumas palavras de simpatia comigo, também deixo aqui um Obrigada. Alguns vizinhos, alguns residentes na cidade, às vezes visitantes e turistas vêm à rua procurar esta janela para conhecer as suas histórias e sempre que alguém na rua vem ao meu encontro e me diz, "-Menina a sua janela está tão bonita!", com um sorriso no rosto, para mim torna-se claro que esta janela não é apenas minha mas de todos.

Em breve lá vou eu pedir de novo o escadote ao Senhor Narciso, lá vou eu subir e descer o escadote umas dezenas de vezes. E dos 24 convites lançados a artistas e autores já tenho as janelas quase todas habitadas. Por estes dias senti-me uma agente imobiliária a sinalizar janelas: "-Esta está habitada", "-Esta talvez seja para a peça...", "-Nem quero imaginar como vou suspender esta peça aqui!". A magia vai acontecer de novo nesta janela e eu já estou ansiosa e preparada.

O Calendário do Advento'14 está quase fechado. Dos desafios e dos convites lançados aos artistas e autores convidados já temos 17 nomes confirmados, dos quais 2 são participações estrangeiras. Para já falta apenas habitar 7 destas janelas. Continuo a aguardar mas nos próximos dias teremos com certeza os habitantes deste Calendário prontos e confirmados para esta edição. 

A todas as outras pessoas não se esqueçam que podem participar até dia 31 de Outubro. Têm aqui a oportunidade de participar neste Calendário do Advento. Existe uma janela reservada para todos e essa janela vai-se chamar," A tua Carta".

Sem comentários:

Publicar um comentário