15.12.14

15 de dezembro I HELENA SANTOS

artista. Helena Santos
título. Manhã


 Helena Santos nasceu em Lisboa. Licenciada em Pintura pela ESBAL tem exposto individualmente, e integrado exposições colectivas em Portugal e no Estrangeiro. 
 Este Calendário do Advento é um lugar familiar para a artista e é muito bom ver regressar assim vizinhos por quem tenho um carinho tão grande. Pela terceira vez, a Helena Santos partilha com todos, através desta janela, o seu universo plástico. 
 Nesta edição a artista espreita à janela com o trabalho intitulado “Manhã”. Em 2011, na primeira edição, participou com a peça “Esperança" e em 2012 com “ Movimento em Vermelho”. Sobre a peça que espreita nesta janela da cidade, nesta nova edição do Calendário do Advento, a artista escreveu: “Manhã. Inaugurava cada dia apressada, enquanto as estrelas em volta lhe balbuciavam luzes de despedida”. 

 Este Calendário do Advento tem-me mostrado muitas formas de magia e encantamento.  Com esta peça à janela, posso mesmo dizer que magia acontece todos os dias aqui. Se com a noite chegam as estrelas, de noite esta janela se ilumina também para todos de uma forma especial. Nesse instante que acontece aqui, nesta janela da cidade, nesse mesmo instante em que a janela se ilumina com a noite, nasce ao mesmo tempo também a Manhã. Porque a “Manhã” da Helena Santos, da mesma forma se ilumina para todos todas as noites. A Noite e a Manhã na mesma janela da cidade. Poesia. A noite e a manhã que acontece todos os dias aqui, nesta simples janela da cidade. 

by vânia kosta


SEE 

Sem comentários:

Enviar um comentário