10.12.14

10 de dezembro I CINDY STEILLER

artista. Cindy Steiller
título. Forgotten

 Em julho deste ano, no decorrer da Contextile - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, inscrevi-me no workshop “desenhar com fios”, com a artista americana Cindy Steiller. Conheci o seu trabalho na primeira edição da Contextille em 2012 e desde então fui seguindo alguns dos seus projectos. 
 Cindy Steiler, nasceu em 1970, em Detroit, EUA. Licenciou-se em Design para Teatro na Universidade do Estado do Colorado. Neste momento vive e trabalha na Flórida. Participou na Exposição Internacional da Contextile em 2012 e regressou como artista residente nesta segunda edição do Contextile. Realizou o workshop “desenhar com fios”, no Instituto do Design em Gimarães e eu inscrevi-me numa dessas sessões.
 Cheguei entusiasmada ao Instituto do Design em Guimarães, local onde iríamos passar algumas horas com a artista. Gostei imenso do ambiente de trabalho, da music list que a artista selecionou para o momento, a forma como partilhou o seu saber, as técnicas, os materiais e os locais e marcas das suas matérias-primas. 

 Fios. Tantos fios sobre a mesa para podermos desenhar. Fios fantásticos com possibilidades imensas para explorar. Se durante a manhã já havíamos contactado com técnicas novas, para a tarde a artista reservava-nos muito mais. Uma pausa para o almoço e contactos novos que fazemos com pessoas, com trabalhos e projectos interessantes. 
 Regressada a casa, depois e um excelente dia de criações e partilhas, dei comigo a pensar com os botões e as linhas que embora fosse arrojado poderia pelo menos tentar. Apresentei o meu projecto da Janela Adentro [uma história à janela] e desafiei a Cindy Steiller a habitar uma janela deste Calendário do Advento com uma das suas peças. Sabia que a Cindy tinha várias peças expostas na Contextile, mesmo as que foi desenvolvendo no decorrer da sua residência artística, mas fiquei extremamente contente quando me disse que iria criar uma peça para a janela. 
 Do outro lado do oceano atlântico chega a esta janela da cidade mais uma artista. E desta janela para a cidade e para o mundo, contámos mais esta história, intitulada “Forgotten”. 

 Há muitos anos que Cindy Steiller tem vindo a recolher fotografias antigas, comprando-as em lojas de antiguidades e mercados. A artista, sempre se sentiu um pouco triste por essas fotografias serem esquecidas e não mais apreciadas. Esta temática é aliás a inspiração para a sua série “Forgotten”, que consiste numa série de trabalhos a partir de fotografias em cartão do século XIX com figuras femininas não identificadas. Segundo a artista, “Seus corpos e roupas foram bordadas à mão usando linhas fabricadas com fibras naturais e de metal. Esta série celebra essas mulheres esquecidas, dando nova vida a estas fotos para que elas possam voltar a ser apreciadas, e dando-nos uma oportunidade para reflectirmos sobre a ideia de um tempo em que nós mesmos iremos ser esquecidos. " 

by vânia kosta



1 comentário:

  1. O trabalho de Cindy é uma homenagem ginocrática à autonomia dos afectos, feita com carinho, paciência, uma especial artistry. Como se fosse um refúgio da ternura, do eternizar o que o Homem e a Mulher têm de bom. Um côncavo habitado por fios, desvelos, bordaduras.

    ResponderEliminar