13.1.14

Guarda a Chuva I Vânia Kosta



 até dia 28 de Fevereiro temos uma nova história à janela. 

 "Guarda a Chuva" é a instalação (de pernas para o ar) da autora Vânia Kosta. uma personagem de pano, do tamanho de gente de verdade e que é aliás um auto-retrato tridimensionado com tecidos, pontos e linhas desenhadas não com a ponta de um lápis mas com a subtileza de uma agulha de costura. uma personagem de pano criada em 2009 para o Prémio Nacional do Artesanato com o tema “Fios, Teias e Tecidos” e que foi seleccionado para representar a Região Norte do País na mostra em Exposição que decorreu na FIA - Feira Internacional do Artesanato de Lisboa, no Parque das Nações em 2009. esta personagem intitulada “ salpicada sobre a silhueta desta personagem, são diversos os apontamentos de cor que contam a estória de um universo de pano que nos fala através da linguagem do coração” conquistou sorrisos e continua a povoar lugares. uma escultura onde os tecidos e as linhas são protagonistas. uma personagem que no seu todo é significativo do universo que a autora tem vindo a desenvolver desde que iniciou o seu Projecto de Design e Criação de Personagens de Pano em 2005. 

 até dia 28 de Fevereiro a autora está de pernas para o ar numa janela da cidade de Braga... lá estará a tentar apanhar gotas de água com um guarda-chuva que já fez aliás também algumas aparições noutros lugares. o guarda-chuva que já pertenceu à sua querida avó. o guarda-chuva que saiu à rua noutros tempos e que agora pertence aos seus objectos mágicos que por estes dias está à janela.

 a instalação “Guarda a Chuva” não é apenas uma personagem de pano. não são apenas algumas gotas de água que caem do céu. não é apenas o objecto guarda-chuva ... esta instalação à janela é sim um apontamento que carrega em si uma mensagem que todos deveríamos Cuidar o um verbo. Guardar

[em breve a história desta instalação no BLOG]

Sem comentários:

Enviar um comentário