24.12.13

24 de dezembro I Janela AdEntrO


autor. Janela AdEntrO
título. vinte e quatro




 há precisamente dois anos, recriei pela primeira vez, nesta janela da cidade de Braga, um Calendário do Advento. o coração deste calendário continua a pulsar e pelo terceiro ano voltamos a estar aqui todos reunidos. vinte e quatro autores a habitarem cada uma das janelas deste Calendário do Advento que esteve, desde o dia 1 de dezembro, a sorrir para todos os que vivem, passearam ou simplesmente visitaram a cidade durante este mês. este Calendário que sorriu também para todos os vizinhos que o espreitaram à janela todos os dias. 


 um ORIGINAL, ÚNICO e CRIATIVO Calendário do Advento que recriado nesta janela da cidade de Braga brilhou de dia e de noite encantando os olhares mais atentos.

 um Calendário do Advento manifestado sobre a forma de 24 desejos. desejos estes que unificam esta vontade de inspirar os outros, de partilha de histórias ou simples apontamentos criativos. os autores contaram estas histórias à janela sob a forma de simples artefactos, concebidos ou não pelos próprios, e que no seu conjunto, nesta Instalação Colectiva à janela, recriaram pelo terceiro ano este Calendário do Advento. até dia 6 de Janeiro’14 estas janelas não têm hora para abrir ou fechar, estão sempre abertas para quem, da rua ou desse lado, a desejar conhecer e partilhar.

 assim como tem vindo a ser habito desde o dia 1 de dezembro, hoje revelamos esta última janela completando assim este Calendário do Advento "Aqui há Gente, Aqui há Histórias". hoje, dia 24 de dezembro, é o Projecto Janela Adentro, como forma de agradecimento a todos os que connosco colaboraram nesta iniciativa, que habita hoje esta janela. 

 um agradecimento a todos os que pela primeira vez abraçaram esta ideia. a todos os que desde então têm colaborado na concretização deste projecto. a todos os que partilham esta iniciativa dando-a a conhecer a rostos e olhares novos. a todos os meus vizinhos que ajudam a divulgar o que acontece nestas janelas. também em especial ao Senhor da Sapataria Mesquita Júnior por ter deixado subir ao seu primeiro andar para fotografar a janela do lado de lá. ao Senhor Narciso do Bazar aqui em baixo por emprestar vezes sem conta o escadote para das inúmeras vezes que subi e desci suspender todos os 24 objectos desta Instalação à janela melhorando também sempre que possível a leitura integral da mesma para todos os que a visitaram da rua. ao Senhor Barbosa que tem dado voz a este Calendário, respondendo à curiosidade de muitos dos que entram na sua loja a fazer perguntas. às pessoas que foram aparecendo para ajudar na montagem e nos preparativos. aos habitantes desta janela que desenvolveram actividades para realizarem aqui mesmo, no dia das suas janelas, contribuindo para uma maior dinâmica do Espaço. Janela Adentro e maior envolvência e adesão das pessoas.

 é certo que este Calendário do Advento existe porque um dia o imaginei e acreditei que reunindo diversos autores poderíamos construir esta ideia. Ele existe porque foi suficientemente capaz de inspirar as pessoas a colaborarem com Ele. Ele existe porque as pessoas o habitam contando histórias à janela. Ele existe porque também tu, que estás desse lado, o vens visitar muitas vezes. quer seja de todas as vezes que passas realmente na Rua de Santo António ou com um clique desse lado para chegares até aqui. 

 são vários lugares ligados a este mesmo lugar. são vários autores ligados a esta janela. e simbolicamente neste dia 24 de dezembro temos dois novelos vermelhos ligados pelo mesmo fio de que são feitos. um suspenso nesta janela. outro suspenso do lado de lá. suspenso sobre a porta desta casa da cidade. dois novelos ligando a janela à porta. a janela que te conta histórias. a porta pela qual deverás entrar para conhecer este lugar. dois novelos que ligam estes lugares. o interior e o exterior. o lado de cá da janela e tudo o que acontece do lado de lá. tudo o que acontece nesta rua da cidade. dois novelos que ligam muitos intervenientes. estes autores que contam estas histórias através dos objectos que partilham nesta Instalação Colectiva e todos os que recebem essas histórias do lado de lá destas janelas. este fio vermelho, simboliza assim a vida que acontece nesta janela e que liga tantos rostos. tantas histórias. são vários lugares ligados a este mesmo lugar. são vários autores ligados a esta mesma janela. são vários intervenientes a quem este agradecimento tem de ser feito e é hoje aqui feito. a todos eles OBRIGADA e esperamos por vocês aqui mesmo neste lugar daqui por um ano.

[nos últimos dias alguns objectos mudaram de lugar. os olhares mais atentos devem ter percebido essas mudanças. prometemos tirar mais umas fotografias do Calendário do Advento como se encontra neste momento de verdade porque esta imagem já não é o que era!]

Sem comentários:

Enviar um comentário