16.12.13

16 de Dezembro I Bárbara Faber

 
autor. Bárbara Faber
título. o saiote da menina das moedas estrelas


[objecto. vestido de criança // materiais. sedas e lã]


 A feltragem é a mais antiga técnica têxtil desenvolvida pela humanidade. Consiste em entrançar pêlos de diversos animais, sobretudo de ovinos, de forma a obter um tecido resistente.

 Com a industrialização, o feltro foi perdendo importância até desaparecer quase completamente. Só nos anos oitenta alguns artistas escandinavos “reencontraram” a feltragem e a divulgaram na Europa. Mas enquanto no passado o feltro era usado sobretudo para produzir peças utilitárias, hoje, artesãos de todo o mundo, têm encontrado nesta velha técnica, um sem número de novas possibilidades. Uma descoberta espectacular foi o Nuno-Felting, baseia-se na combinação de lã com diferentes tecidos. A lã pode ligar-se com outras fibras, como algodão, linho, seda ou mesmo materiais sintéticos, permitindo a criação de estruturas e desenhos inovadores. 



 a Janela Adentro convidou a Bárbara Faber para participar nesta iniciativa e ao falarmos um pouco com ela sobre esta janela e em particular sobre este Calendário do Advento confidenciou-nos que quando era pequena gostava muito do conto "as moedas estrelas" dos irmãos Grimm. É um conto pequeno mas que sempre a encantou por deixá-la a imaginar por dentro dessa história. a peça por ela criada e que espreita desta janela é um vestido amarelo de menina feito com sedas naturais e lã com a técnica de nuno-felting.   
 segundo a Bárbara, “imaginei o saiote novo da menina que havia caído do céu e que diziam que era de linho mais fino, muito bonito, dourado, leve e a brilhar”. quando partiu para a criação desta peça que iria espreitar nesta janela, a Bárbara lembrou-se de imediato desta história da sua infância e como imaginava em criança o saiote da menina. hoje, muito mais tarde dos tempos de criança, bárbara continua a sonhar e voltando a viajar com esta história “As moedas estrelas” dos Irmãos Grimm descobriu que das suas mãos nasceu o vestido que poderia ser da menina que apanhava as moedas estrelas naquela noite.



contactos. EMAIL

peça para venda.
vestido de criança (2 /3 anos)- p.60
mais informação. janelaadentro@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário