21.11.13

CONVERSA com o AUTOR


 No próximo Sábado, dia 23 de Novembro pelas 17h30 e na sequência da instalação // upwelling à janela do autor João Catalão, vai acontecer dentro desta janela uma CONVERSA com o AUTOR. João vai falar desta sua instalação "Homing by sea - chegar a casa por mar" e contar tantas das histórias que a esta se agrega. toca à campainha à hora marcada e nós estaremos aqui para te abrir a porta. 



Homing by Sea – chegar a casa por mar
JOÃO CATALÃO | Upwelling, 2013
ESPAÇO. JANELA ADENTRO
Rua de Santo António nº 11 Braga
04 > 24 Novembro 2013

 Minha caravela, aprendi a ver estrelas onde o céu andava escuro de paixão [Olívia Byington]

 A trilogia de exposições Um Risco Azul a Granada, inaugurada em Julho no Mosteiro de Tibães e Lion Gate – A Linha do Horizonte num Colar, apresentada em Setembro na Casa do Professor, completa-se aqui com a instalação/upwelling Homing by Sea – chegar a casa por mar, que pode ser vista desde o dia 4 de Novembro nas janelas do Espaço Janela Adentro. Esta última etapa do projecto utiliza uma narrativa suspensa e a instalação como suportes para um trabalho de vivência e entrelaçamento que o autor define como Upwelling. Ressurgência ou Upwelling é um fenómeno oceânico em que sedimentos inertes de águas profundas, longe da luz, são conduzidos à superfície, entrando em interacção com a cadeia alimentar e gerando zonas particularmente ricas de vida marinha. A apropriação artística do termo pretende representar um processo de interacção e interligação poéticas do não visível. As histórias e vivências que se cruzam na cidade e a chegada a casa de um navio imaginário são os fios condutores desta instalação. Os mundos que este navio carrega só cabem num navio de brincar. No dia 23 de Novembro, a partir das 17:30, o autor vai estar presente para apresentar o diário de bordo e conversar sobre a carga de histórias que o navio trás.

[João Acciaiuoli Catalão [ou João Foldenfjord] é artista plástico e programador cultural. Nasceu em Coimbra em 1961 e é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde frequentou ainda a licenciatura em Biologia e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Viveu no Lobito e trabalhou na área de Estudos de Mercado no Brasil, Londres e Lisboa. Iniciou um projecto artístico pessoal a partir do Museu dos Biscainhos quando regressou a Braga em 2001. Organiza e participa desde então em diversos projectos artísticos e culturais. Colaborou, entre outros, com as Ideias Emergentes no Porto, Universidade do Minho, Galeria Show me, Civitas Braga, Centésima Página, Sindicato de Poesia, Esad, Guelra e Escola de Dança Arte Total. Foi entre Dezembro de 2009 e Setembro de 2012 programador e designer da Clarabóia – Agenda Cultural da Casa do Professor.]

Sem comentários:

Enviar um comentário