21.12.12

*21 de dezembro*


título. Pérola de água


[técnica. Peças em barro executadas na roda de oleiro. Polimento feito com uma pedra do rio e textura executada à mão. Cozedura a 930ºC num forno a lenha numa atmosfera de carbonação que lhes confere o tom negro. Adaptação final de linho tingido] 


 Era uma vez uma gotinha d`água que queria ser diferente e sorte a sua, como ainda estava para nascer poderia escolher com que aparência ficaria. As suas irmãs assemelhavam-se, eram translúcidas e cristalinas igualzinhas a todas as outras que existiam pelo mundo fora, mas esta...bem... esta queria ser negra! Sim, negra e brilhante !!! Então timidamente foi nascendo devagarzinho, devagarzinho... até se dar a conhecer ao mundo, graciosa como uma pérola negra.

 Esta peça é uma das maquetes executadas para a Exposição "Toupeiradas - novos rumos da cerâmica negra" que ainda poderá ser visitada no Museu Municipal Terras de Besteiros, em Tondela até 13 de janeiro de 2013. Mas esta gota em especial, venha conhecê-la pessoalmente e deleite-se com todas as bonitas peças numa janela perto de sí em Braga , é só querer ! 

texto. Xana Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário